O prefeito de Anhanguera, Marcelo Martins de Paiva (MDB), foi diplomado 3º Vice-Presidente e Membro do Conselho Deliberativo da Federação Goiana dos Municípios (FGM). A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (24/4), no Paço Municipalista Maguito Vilela, em Goiânia. 5h3a1m
Ao lado do novo presidente da FGM, Paulo Vitor Avelar — prefeito de Jaraguá — e da nova diretoria da entidade, Marcelo Paiva assume funções estratégicas na federação que representa os interesses dos municípios goianos.
O evento contou com a presença de autoridades, como o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), José Délio Alves Júnior, e o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.
Presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela destacou a força do modelo goiano de gestão, reconhecido nacionalmente. Para ele, os avanços são frutos da harmonia entre os poderes e da relação estreita com os municípios. "Goiás vive de fato um novo tempo na política. É inédita em nosso estado essa atuação em parceria das entidades representativas dos municípios. Isso é reflexo de uma relação harmoniosa entre os poderes e de uma gestão que tem compromisso com resultados", afirmou.
Ao assumir a 3º Vice Presidência da FGM, Marcelo Paiva acompanhado da 1ª dama e Secretária Municipal de Orçamento, Finanças e Assistência Social, Susana Franco reforçou o compromisso com o modelo municipalista defendido por Caiado e Daniel. Classificou o momento como "histórico para Anhanguera e para a região Sudeste", destacando a força de representatividade da entidade para o município e a região.
O novo presidente da FGM reafirmou o compromisso com a continuidade das ações e o fortalecimento do municipalismo. "Vamos trabalhar com responsabilidade, humildade e união. A mesma alegria que Haroldo sente hoje, queremos sentir daqui a quatro anos", enalteceu Paulo Vitor
]]>
A Polícia Militar localizou, na tarde deste domingo (2/3), um casal suspeito de colocar uma faixa em tom ameaçador na entrada do Residencial Vale dos Sonhos, em Goiânia. Com os dizeres O VDS tem dono, a faixa chamou a atenção na noite de sábado (1/3), quando a imagem foi postada por moradores nas redes sociais.
A mensagem seria uma ameaça aos torcedores do Goiás, aos quais se referia com um palavrão. Ela foi pendurada na véspera do clássico entre Vila Nova e Goiás no Campeonato Goiano, marcado para hoje. Já em alerta por causa de um forte esquema de segurança montado para a partida, a PM se deslocou rapidamente ao local, retirou a faixa e prendeu os suspeitos.
Tão logo a faixa foi pendurada, nossas equipes buscaram a identificação dos responsáveis para mostrar que, aqui em Goiás, bandido não se cria. Nenhuma rua, nenhum bairro pertence a torcidas organizadas ou facções criminosas. A cidade é dos goianos, reforçou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum.
O homem de 24 anos possui agens por homicídio e vestia uma camisa da torcida organizada Esquadrão Vilanovense no momento da prisão. A mulher de 24 anos tem agem por tráfico e usava tornozeleira eletrônica. O casal, com o qual foram encontradas porções de drogas, foi encaminhado para a Central de Flagrantes.
O governador Ronaldo Caiado manifestou solidariedade às famílias dos quatro policiais vítimas de um acidente na BR-364, em Cachoeira Alta. Morreram o subtenente Gleidson Rosalen Abib, 34 anos; o 1º sargento Liziano José Ribeiro Júnior, 44 anos; o 3º sargento Anderson Kimberly Dourado de Queiroz, 42 anos; e o cabo Diego Silva de Freitas, 33 anos. Os militares pertenciam ao Comando de Operações de Divisas (COD).
"É um momento de comoção. Desde ontem decretei luto oficial de três dias e estou aqui para dizer a todos os familiares o quanto o Estado é grato por homens tão determinados e corajosos", afirmou Caiado, durante o velório coletivo realizado em Goiânia, na última quinta-feira (25/04).
Caiado também disse que "não vai faltar amparo do governo, que saberá cuidar dos familiares". Os corpos foram conduzidos em veículos do Corpo de Bombeiros, em cortejo fúnebre com trajeto de cerca de quatro quilômetros, entre a Rua 90, no Setor Sul, e a Academia da PM, no Setor Leste Universitário. Além do chefe do Executivo, toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) prestou solidariedade aos familiares. "Cabe a nós amparar as famílias e fazer com que a dor seja amenizada", explicou o titular da pasta, Renato Brum.
O comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, destacou que os servidores perderam a vida enquanto se deslocavam para o atendimento de uma ocorrência. "Eles perderam as vidas combatendo a criminalidade, se deslocando e realizando operações. São verdadeiros heróis que nunca serão esquecidos", disse. "A profissão que escolhemos exige empenharmos a nossa vida em favor de pessoas que não conhecemos. É um sacerdócio", complementou o comandante do COD, major Hugo Jorge Bravo.
O velório seguiu honrarias militares, marcado por comoção. O vice-governador Daniel Vilela também esteve local, assim como integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Após a cerimônia, os policiais serão sepultados nos municípios onde residiam: Goiânia, Anápolis, Turvânia e Novo Gama.
O acidente ocorreu na noite de quarta-feira (24/04), na BR-364, entre os municípios de Caçu e Aparecida do Rio Doce. O caso é investigado pela delegacia de Polícia Civil de Cachoeira Alta.
Com auxílio da Polícia Penal de Goiás, um dos maiores narcotraficantes do Brasil, Lourival Máximo da Fonseca, de 56 anos, mais conhecido como Tião, foi preso na Bolívia nesta quinta-feira (15/02). Na lista dos 21 mais procurados pelo Ministério da Justiça e foragido desde 2020, ele foi detido pela Polícia Nacional da Bolívia após uma abordagem no município de San Rafael de Velasco.
Durante a prisão do foragido, em uma propriedade rural nos arredores da cidade, houve troca de tiros entre os policiais bolivianos e os suspeitos. Lourival apresentou nome falso de Sebastián da Fonseca. No entanto, a Polícia Penal de Goiás, por meio da Gerência de Inteligência e Observatório, conseguiu realizar a devida identificação do narcotraficante nesta sexta-feira (16), em parceria com o Departamento de Análise Criminal e Inteligência da Polícia Nacional da Bolívia.
Lourival é natural de Recife (PE), mas segundo o Ministério da Justiça, tem atuação ativa na região Sudeste do Brasil por tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e tráfico de armas desde a década de 1990. Hoje é considerado um dos principais traficantes das regiões de Goiás, Minas Gerais e interior de São Paulo.
O compartilhamento de informações entre as polícias brasileira e boliviana possibilitou, novamente, a descoberta da verdadeira identidade do então suspeito, explica o gerente de Inteligência da Polícia Penal, Thiago Matias. Em apenas duas semanas, esta já é a segunda prisão de brasileiro foragido na Bolívia depois da identificação da Polícia Penal de Goiás.
No dia 2 de fevereiro, um brasileiro acusado de homicídio e tráfico de drogas foi capturado em Santa Cruz de La Sierra. O preso é investigado por oito homicídios realizados a mando da Organização Criminosa Bonde do Maluco – BDM, aliada ao Primeiro Comando da Capital. Ele já havia fugido duas vezes da Bahia, depois de recapturado nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
O Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), iniciou a entrega de coletes antibalísticos para todos os policiais penais do Estado. A DGPP adquiriu 1.950 coletes, ao custo de R$ 4,2 milhões. A compra é inédita na istração penitenciária goiana.
Os equipamentos de segurança começaram a ser entregues pela 6ª Coordenação Regional Prisional, em Rio Verde, que compreende oito municípios e dez unidades prisionais, e pela 4ª Regional, em Caldas Novas, que reúne dez municípios e 13 unidades. A entregas devem se encerrar no final deste mês.
Esses coletes vão trazer mais segurança e tranquilidade para os nossos policiais. É mais um grande avanço da Polícia Penal de Goiás, afirma o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires. É algo inédito e mostra o quanto o Governo de Goiás vem se esforçando para equipar os policiais penais, emenda o diretor-geral adjunto, Firmino José Alves.
Equipamento de segurança e proteção individual, os coletes antibalísticos ajudam a absorver o impacto e reduzir ou impedir a penetração no corpo de projéteis de armas de fogo e estilhaços de explosões.
Investimentos
De 2019 a 2022, o investimento no sistema penitenciário goiano por parte do Governo de Goiás foi de R$ 111,2 milhões. Esse recurso foi distribuído na construção e reforma de unidades prisionais, compras de equipamentos de informática e hospitalares, armamento e munições, dentre outros.
Exemplo foi a construção de dois novos presídios de segurança máxima em Goiás. A Unidade Prisional Especial de Planaltina abriu 388 vagas, enquanto que a Unidade Prisional Estadual de Águas Lindas disponibilizou mais 300 vagas.
A deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO) foi escolhida como relatora do Projeto de Lei 5174/2023, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética – PATEN e está apensado ao PL 327/2021.Na prática, a proposta prevê a implantação do Fundo Verde para financiar a transição energética das empresas. O projeto tem por objetivo fazer a transição das fontes de energia fósseis para renováveis e faz parte de uma espécie de "agenda verde" proposta e encabeçada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
O Fundo Verde proposto pelo projeto visa permitir que empresas consigam empréstimos com juros mais baixos para investimentos em transição energética, pesquisa e sustentabilidade. Ele será istrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As empresas poderão receber cotas para usar como garantias. Isso servirá para tomar empréstimos para os projetos. A expectativa é que, com as garantias, os juros sejam menores.O Paten é um projeto que vem para modernizar a economia sustentável do Brasil. Vamos impulsionar a pesquisa e a criação de fontes de energia renováveis e acelerar a transição daqueles que ainda tem fonte de energia poluidora para fontes renováveis. Na disputa de tecnologias, o Brasil não pode ficar para trás, precisamos investir em estudo e tecnologias novas. O mercado de crédito de carbono é uma realidade e precisamos preparar o Brasil, explica Marussa.
A estimativa é de que a cada R$ 1 real destinado para a transição energética, R$ 5 retorne como investimento. A relatora do projeto esclarece que o PATEN deixará o Brasil ainda mais competitivo para o mercado internacional e trará benefícios econômicos e sustentáveis para nosso país.
A criação da possibilidade do uso de créditos de empresas com a União para financiamento dá um fôlego inteligente para o caixa das empresas. Para a união também é bom já que não aumenta gastos nem diminui receita. O projeto é muito bom terminar de alinhar para que fique ainda melhor para nosso país, afirma a relatora Marussa Boldrin.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a chamada pauta verde é prioridade do Legislativo para as próximas semanas.
]]>O número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool em Goiás apresentou uma leve queda de janeiro a agosto deste ano, se comparado com igual período de 2022. Nos oito primeiros meses de 2023, foram 7.945 motoristas autuados. Já no ano ado foram 8.689. Uma queda de 8,5%.
Até agosto deste ano, 5.338 condutores foram autuados em operações de fiscalização por recusa ao teste do bafômetro - artigo 165A do Código de Trânsito Brasileiro; e outros 2.607 autuados após o teste do etilômetro - artigo 165 do CTB. Em 2022, foram 5.941 (art.165A) e 2.748 (art. 165). Os dados contemplam as autuações realizadas pelos órgãos de trânsito em Goiás.
Embora a queda ainda seja tímida, ela é vista com bons olhos. "Vemos como um reflexo das ações de educação e da maior presença da fiscalização nas ruas. Quando o cidadão sabe que sua conduta está incorreta e que se insistir será punido, ele pensa duas vezes", pontua o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Os condutores autuados nos artigos 165 ou 165A têm o veículo retido, é multado e perde o direito de dirigir por 12 meses. A multa é de R$ 2.934,70. Após cumprir o período de suspensão, o condutor tem que fazer um curso de reciclagem para obter novamente a Carteira Nacional de Habilitação.
O álcool diminui os reflexos e aumenta a propensão do condutor de correr riscos. Isso eleva a probabilidade da ocorrência de sinistros automobilísticos. A combinação de álcool e direção faz mais de 10 mil vítimas por ano, segundo levantamento do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), baseado em dados do Ministério da Saúde.
Balada Responsável
Por isso, o cumprimento da Lei Seca recebe atenção especial do Detran-GO, que realiza ações diárias de educação e fiscalização, por meio do Programa Balada Responsável. De setembro de 2022 ao início deste mês, foram realizadas 717 operações fiscalizatórias pelo Detran-GO, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que resultaram na retirada das ruas de 4.369 motoristas que dirigiam sob o efeito de álcool.
"Quando a Balada Responsável flagra um condutor embriagado, ela está oferecendo mais segurança para todos os outros usuários das vias. Muitas vezes as pessoas pensam que o problema não é com ela, já que ela faz tudo certo. Porém, o motorista embriagado pode se envolver em um acidente com um pai de família que está voltando do trabalho, com um jovem que está voltando da faculdade, por exemplo. Ou seja, o combate à alcoolemia no volante, tem que ser uma luta de toda a sociedade", ressalta Delegado Waldir.
A intenção é intensificar a fiscalização com maior eficiência no combate à combinação de álcool e direção. O Detran-GO está em negociação com a Polícia Civil para que haja a participação direta na Balada Responsável, visando aumentar os pontos e a efetividade do programa.
Campanha
Além das ações diárias de educação e fiscalização, o Detran-GO lançou durante esta Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, uma campanha com videocase discutindo a problemática da combinação de álcool e direção.
O videocase "Álcool e direção: quem paga a conta" mostra que a consequência da combinação é desastrosa. "A ideia é provocar na sociedade a reflexão sobre os riscos que se corre desnecessariamente. A pessoa pode beber, se divertir, mas ao mesmo tempo agir com responsabilidade. Vá de táxi, use um transporte de aplicativo, pegue carona com os amigos.
]]>Por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a istração Pública (DERCAP), a Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta terça, 15/8, a 3ª fase da operação "parceria", que investiga suposto esquema de corrupção em secretarias da Prefeitura de Campo Alegre envolvendo processos licitatórios.
Na diligência, os agentes foram até o prédio da Prefeitura e recolheram documentos no setor de compras e licitações. Em entrevista ao portal "Zap Catalão", o prefeito de Campo Alegre, José Antônio, disse que as portas estão abertas e que a gestão deu toda a liberdade para que a Polícia recolhesse o que fosse preciso.
"A polícia visitou o departamento de compras e colheu os documentos necessários, estamos aqui na prefeitura, e claro, ficamos surpresos, pois em 4 anos de mandato, e eu com quase 20 anos de trabalho na istração pública, nunca houve nenhum tipo de investigação, houve essa agora e estamos colaborando", disse José Antônio.
Na entrevista, o prefeito também afirmou que as licitações são feitas por meio de pregão eletrônico, sem a participação do prefeito, e que empresas de todo país podem participar. José Antônio também disse que um servidor efetivo foi exonerado da função de "chefe de compras".
"Quero pedir que a sociedade que fique tranquila, sempre defendemos a moral, a honestidade, o trabalho, e isso que está acontecendo é exclusivamente com um servidor, e a gente vai lutar para que as coisas sejam feitas e a gente continue colaborando com a justiça", encerrou o prefeito.
Nota da Polícia Civil de Goiás
"A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a istração Pública (DERCAP), deflagrou hoje (15/8), a Operação Parceria 3ª Fase. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em investigação de esquema de corrupção envolvendo secretarias municipais de Campo Alegre", diz o comunicado da assessoria de comunicação da PCGO encaminhado à reportagem.
]]>
Lançada nesta segunda-feira (27/02) em Goiás, a Operação Átria reúne as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Penal, entre outros órgãos do governo estadual, para ações de combate aos crimes contra a mulher, em especial o feminicídio. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, serão intensificados o cumprimento de mandados de prisão de agressores e a fiscalização de medidas protetivas.
Coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), as equipes também devem apurar denúncias, realizar visitas e diligências, instaurar procedimentos e desenvolver campanhas educativas. Além da morte violenta de mulheres, estão no foco da operação os crimes de estupro, lesão corporal, ameaça, assédio sexual, importunação sexual e violência psicológica, entre outros.
Um somatório de ações e uma estrutura diferenciada, resumiu o governador Ronaldo Caiado. Ele ressaltou que Goiás se prepara para dar à Delegacia da Mulher de Goiânia abrangência estadual e lembrou como estratégia importante a criação da chamada Sala Lilás, onde é feito o atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência sexual: É diferenciada para atender mulheres separadamente de onde atendemos os homens no Instituto Médico Legal, explicou.
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, durante solenidade de lançamento da Operação Átria, afirmou que o trabalho é fruto de parceria com o governo federal e que se trata de um cenário complexo. É um crime complexo e silencioso. A gente tem que estimular que essa mulher oprimida possa falar, que ela possa denunciar esses agressores, disse.
Na Polícia Militar, o Batalhão Maria da Penha ganhará reforço em todas as regionais durante o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Somente na capital, são acompanhadas cerca de 2.500 medidas protetivas. Em 2022, o estado registrou 57 feminicídios, número 5% maior que o registrado em 2021, quando houve 54 casos.
Átria
A Operação Atria faz referência ao nome da principal estrela da constelação denominada Triângulo Austral, do hemisfério estelar sul, que possui coloração alaranjada – remete à posição fundamental da mulher na estrutura familiar. Além das polícias, a operação envolve o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Guarda Civil Metropolitana (CGM).
O Carnaval é movido pela alegria, liberdade e possibilidades de encontros afetivos, mas nenhum desses contextos é motivo para alguém praticar contra uma pessoa, sem o seu consentimento, ato libidinoso para satisfazer a si ou a terceiro. Essa conduta é tipificada como crime de importunação sexual, que ainda inclui divulgação de cenas de estupro, nudez, sexo e pornografia, conforme a Lei 13.718, de 2018. A pena é de um a cinco anos de reclusão.
Comportamentos como ar a mão no corpo ou beijar alguém sem consentimento são considerados atos de importunação sexual. A advogada do Centro de Referência Estadual da Igualdade (CREI), que presta apoio psicossocial e jurídico a vítimas de violência sexual, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Ludmilla Guimarães, explica que as mulheres são os principais alvos e muitas ainda desconhecem a existência da lei. Elas precisam saber que aquele ato é condenado pelo Estado, que o autor pode cumprir pena pela sua prática, que não ficará impune, afirma.
Onde denunciar
Além da Polícia Militar, que pode ser acionada por meio do telefone 190, existem vários meios para denunciar a importunação sexual, ou qualquer outro tipo de violência contra a mulher. São eles: Central de Atendimento à Mulher (180), Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (153), Batalhão Maria da Penha (62 9 9930-9778), Núcleo de Defesa da Mulher/Nudem (62 3157-1039), Coordenadoria da Mulher/TJGO (62-99108-2133) e Delegacia da Mulher de Goiânia (62 3201-2801).
No aplicativo Goiás Seguro, que traz o Alerta Maria da Penha, é possível acionar a viatura mais próxima, registrar denúncias anônimas e ocorrências que envolvam a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, por meio da comunicação com o atendente e viatura via chat.
Não calar
A psicóloga do CREI, Heloísa Castro, ressalta que, na maioria das vezes, as mulheres vítimas de violência necessitam de apoio psicológico. Muitas mulheres se sentem envergonhadas e preferem se calar. No entanto, essa ferida pode gerar traumas e transtornos psicológicos. Guardar para si é alimentar a continuidade da situação, alerta. A Seds oferece assistência psicossocial e jurídica por meio do CREI, as interessadas podem entrar em contato pelo telefone (62) 9 9806 0191.
Trinta policiais militares de Goiás se apresentaram na manhã desta quarta-feira (11/01), às 9h, ao comando da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), em Brasília. O envio do efetivo foi autorizado pelo governador Ronaldo Caiado, imediatamente ao pedido de apoio feito pelo governo federal, e atende à portaria 274, publicada na última segunda-feira (09/01) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com objetivo de garantir a ordem pública na capital federal, após a explosão de violência e vandalismo registrada no final de semana, quando manifestantes atacaram as sedes dos Três Poderes.
Conforme o documento, também foi autorizada a mobilização, até o dia 31 de janeiro, das polícias do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão e Rio Grande do Sul. As atividades a serem exercidas pela equipe goiana serão definidas a critério do comando da Força Nacional e, por questões de segurança, a Polícia Militar não fará, neste momento, a divulgação de patentes e batalhões dos quais os policiais são oriundos.
Segundo o governador Ronaldo Caiado, que já havia se colocado à disposição do governo federal antes mesmo da publicação da portaria, o Estado vai colaborar com a União pelo tempo que for necessário. Tem havido uma parceria completa na defesa da democracia. É uma discussão suprapartidária. Quando recebi o telefonema do ministro [Alexandre Padilha, Relações Institucionais] solicitando apoio do Governo de Goiás, imediatamente nossas forças foram colocadas de prontidão, afirmou o Chefe do Executivo.
Rodovias monitoradas
A Secretaria de Segurança Pública segue monitorando as rodovias que dão o ao Distrito Federal, com apoio da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Tivemos informação de que poderia haver bloqueio na divisa entre Goiás e Minas Gerais, na cidade de Itumbiara; no trajeto entre as cidades de Anápolis e Brasília; e em um terceiro ponto. Mas até o momento nós não tivemos nenhuma confirmação e está tudo fluindo normalmente. Nós não temos bloqueio em nenhuma rodovia do estado de Goiás e todos os acampamentos foram desativados, complementou o governador Caiado.
Ônibus apreendidos
Também nesta quarta-feira a Polícia Civil efetuou a apreensão de seis ônibus usados no transporte de ageiros para Brasília no último domingo. Um comboio vai levar os veículos apreendidos, nesta tarde, para o depósito da Receita Federal, em Goiânia. A Polícia Civil vai lavrar os autos de apreensão dos veículos e fará a oitiva dos motoristas e proprietários dos veículos já identificados, seguindo orientação da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por determinação do governador Ronaldo Caiado, as forças de segurança do Estado de Goiás estão monitorando o movimento de manifestantes extremistas, com efetivo de prontidão para assegurar a tranquilidade e, se necessário, conter grupos dentro do território goiano e também no Distrito Federal. Após os atos antidemocráticos ocorridos na tarde deste domingo (08/01), em Brasília (DF), as estradas estaduais que dão o à unidade federativa já receberam reforço na segurança e as tropas de choque da região estão disponíveis para atuar caso necessário.
Está tudo preparado e bem planejado a partir de hoje, declarou o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Renato Brum, que também tranquilizou a população. Aqui em Goiás está tudo dentro da normalidade. Não temos nenhuma rodovia estadual ou federal interditada, enfatizou. As ações abrangem toda a estrutura das polícias militar, civil e penal, bem como do Corpo de Bombeiros. Estamos aumentando a segurança nos poderes, tanto no Executivo, Legislativo, Judiciário, e no Ministério Público do Estado, acrescentou.
A Polícia Civil reforçou a central de flagrantes para atender demandas não só da Polícia Rodoviária Estadual como também da Polícia Rodoviária Federal. Com atuação integrada entre as diferentes áreas da pasta, o serviço de inteligência atua preventivamente para monitorar os manifestantes. Estamos monitorando e tomando precaução para não gerar algum tipo de transtorno aqui no Estado de Goiás, assinalou Brum.
Para auxiliar a identificação dos manifestantes, a Polícia Civil de Goiás também trabalha de forma subsidiária à Polícia Federal (PF). "Vamos identificar as pessoas que estão nos veículos e verificar elemento de prova, se houve a participação efetiva de cada uma", explicou a superintendente da Policia Judiciária de Goiás, Ana Claudia Rodrigues Stoffel.
Rodovias
Em função da divisa com o Distrito Federal, os policiais goianos acompanham, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o retorno de ônibus que fizeram o transporte de integrantes do grupo extremista. Nesse momento já temos ônibus apreendidos e pessoas sendo ouvidas, instaurados alguns inquéritos e alguns flagrantes, contabilizou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Renato Brum.
Até o momento foram detidos seis veículos, em locais como Catalão, Aparecida de Goiânia, Morrinhos e Hidrolândia.
Desmobilização
O grupo de manifestantes que não aceitam o resultado das eleições e que estavam acampados no quartel do Exército, no Jardim Guanabara, em Goiânia, começaram a deixar pacificamente o local segundo o comandante geral da PM, Coronel André Henrique Avelar de Sousa. Não haverá em momento alguma necessidade de uso da força, pontuou o comandante. Já há naturalmente uma diminuição muito significativa de pessoas. Eles deixarão o local, assegurou.
A equipe de Lula foi obrigada a chamar um chaveiro para abrir as portas do Palácio do Planalto, em Brasília. A informação foi dada pela jornalista Natuza Nery, na GloboNews. Tudo aconteceu no sábado (31 de dezembro), quando uma equipe do novo governo - encarregada de preparar o Planalto para o momento em que o presidente do iria falar ao público durante a posse - encontrou as portas de salas e gabinetes trancadas.
Tudo teria sido feito pelo governo de Bolsonaro antes de abandonar o local, obrigando a equipe de Lula a chamar o chaveiro.
"Acredite se quiser, mas todas as portas do Planalto estavam trancadas quando a equipe de Lula chegou para trabalhar. Precisaram chamar um chaveiro para abrir as portas de gabinetes. Esse é o nível da hostilidade e da bizarrice que existe nessa agem de bastão", observou a jornalista Natuza Nery.
Lula tomou posse no domingo (1º de janeiro) como 39.º Presidente da República Federativa do Brasil, com um mandato que vai até 31 de dezembro de 2026.
]]>Representado na figura de suas filhas, os legados de Iris Rezende e Ronaldo Caiado deram o tom da carreata deste último sábado (17/09) pela reeleição do governador, liderada por Anna Vitória Caiado e Ana Paula Rezende, em bairros da região Sudoeste de Goiânia. Filhas de Caiado e do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende Machado, respectivamente, Anna Vitória e Ana Paula caminham juntas nestas eleições. Ana Paula e eu somos muito amigas. Na verdade, Iris dizia que nós éramos irmãs. Estamos aqui por ele e pelo Ronaldo Caiado, numa campanha linda, com muita emoção, comentou Anna Vitória Caiado.
O comboio que percorreu ruas e avenidas dos bairros da região Sudoeste de Goiânia reuniu centenas de carros já na concentração, na Avenida César Lattes, no Setor Novo Horizonte. De lá, seguiu num trajeto de 18 quilômetros até o Residencial Real Conquista.
A filha do governador falou ainda sobre a importância de continuar o trabalho em equipe, com participação de Caiado, da primeira-dama Gracinha e do candidato a vice, Daniel Viela (MDB), cada um liderando comitivas em pontos distintos do Estado, a fim de disseminar os princípios e propostas do projeto de reeleição de Caiado. É muito importante que, nesta reta final, cada um de nós faça sua parte. Estamos realmente próximos da população, com chance real de conseguir uma votação expressiva no primeiro turno, sintentificou Anna Vitória Caiado.
Meu pai tinha muita vontade que essa parceria fosse firmada. Ele acreditava no governo de Caiado: um governo sério, de muito trabalho. Por isso que estou aqui hoje, para seguir a vontade dele, pontuou a filha de Iris, falando dos motivos pelos quais seu pai acreditava que o Estado estava em boas mãos. É um governo que pegou um Estado quebrado e ou por tantas dificuldades. Goiás precisa do governador por mais quatro anos, para realizar mais ainda, arrematou Ana Paula Rezende.
Também estiveram presentes o coordenador da campanha na região metropolitana, Paulo Ortegal; Clarissa, filha de Vilmar Rocha (PSD), candidato ao Senado; vereadores por Goiânia Henrique Alves (MDB) e Juarez Lopes (PDT), também candidato a deputado estadual.
]]>O prefeito de Inhumas, João Antônio (PSD), declarou apoio à candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na noite de segunda-feira, 29, na disputa pelo Executivo estadual. Para o prefeito, Caiado faz um governo transformador, voltado ao trabalho. Com o anúncio, 236 dos 246 prefeitos se somam ao projeto de reeleição do atual governador. Presente ao evento em Inhumas, o ex-deputado federal Roberto Balestra também defendeu a continuidade da atual gestão.
"Caiado está mudando o Estado e vamos juntos continuar este trabalho. Sofreu na pandemia e deu a volta por cima. Fez uma gestão magnífica, séria, sem corrupção. O atrito foi o das máquinas, construindo. Foi o do trabalho, honrando Goiás", destacou João Antônio em discurso.
Lideranças políticas históricas de Inhumas, de correntes políticas distintas, respaldaram a decisão do prefeito. O ex-deputado federal Luiz Soyer (MDB) apostou que Caiado fará um segundo governo ainda melhor que o primeiro. "O senhor tem um trabalho espetacular, pois pegou o Estado com dificuldades financeiras e se já neste governo fez muita coisa, no próximo fará muito mais", avaliou. "Caiado terá vitória no primeiro turno", projetou Roberto Balestra (PP).
Ao agradecer o novo apoio, o governador comentou que faz uma gestão voltada, principalmente, às parcerias com os municípios. "Governo de forma compartilhada. Quero distribuir aos municípios a condição da dignidade, da boa política, da convergência. Temos todos um objetivo único: o de melhorar a vida das pessoas", afirmou Caiado.
Lançamento
Em Inhumas, Caiado participou do lançamento das candidaturas da vice-prefeita Fabianne Leão (PP) à Câmara Federal e do deputado estadual Lucas Calil (MDB), que concorre à reeleição. Os dois candidatos são apoiados pelo prefeito João Antônio e por lideranças locais de diversos partidos.
Aos mais de 1,5 mil presentes na reunião de lançamento das candidaturas, Fabianne Leão falou das bandeiras que quer representar em Brasília. "Selamos aqui o compromisso de cuidar da nossa cidade, da nossa região, para trazermos cada vez mais desenvolvimento, geração de emprego, habitação, saúde e educação", disse.
Lucas Calil reconheceu que não era da base do governador no início da atual gestão, mas que hoje é um "privilégio" caminhar juntos em busca da reeleição. "Nunca faltei com respeito, nem fiz oposição sensacionalista. Com o ar do tempo, nossos pleitos foram todos atendidos. Aprovamos muitos projetos para Inhumas e para todo o Estado. Fico muito feliz em chegar neste momento ao seu lado, governador", afirmou o candidato.
Candidato ao Senado, Vilmar Rocha (PSD) falou da pluralidade do palanque em torno da reeleição de Caiado, ao reunir lideranças de diversos partidos locais. "Conseguimos unificar e as principais forças políticas da cidade estão aqui, com coragem e desprendimento. Acima dos partidos e das pessoas, estão os interesses de Inhumas, de Goiás e do Brasil. Estamos juntos, com convicção, com verdade", concluiu.
Campo Alegre
O prefeito de Campo Alegre de Goiás, José Antônio Neto Siqueira (PP), também confirmou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado por "por representar muito para o Estado". "Goiás ganha muito com Caiado. iro, sobretudo, o sistema de trabalho e a honestidade", destacou o gestor que está no quarto mandato.
]]>O vice-governador Lincoln Tejota disse que o Governo de Goiás irá entregar no final de 2022 um Corpo de Bombeiros muito mais forte do que recebeu no início da gestão. Ele participou, representando o governador Ronaldo Caiado, de Seminário Estratégico do Segundo Semestre de 2022 do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, realizado na tarde desta sexta-feira (26), em Goiânia.
Para a valorização da instituição, o vice-governador citou a promoção de 513 militares — com ascensão para 117 oficiais e 396 praças — realizada em julho deste ano, que é a maior da história de Goiás. Além disso, apontou que o governo realiza concurso público para a contratação de mais 600 bombeiros para outubro deste ano.
"Vamos estabelecer o futuro do Corpo de Bombeiros. Precisamos de concursos, precisamos fortalecer os quadros. Precisamos de mais comando. Vejo as promoções não como um ganho pessoal, mas como reconhecimento que valoriza a instituição. Vim como vice-governador para dizer que acredito nesta instituição, e vou lutar por ela até o fim", disse.
Nesse sentido, citou a necessidade de aquisição de helicópteros para salvamento e divisão do estado em quatro regiões. "Meu sonho é que cada uma dessas regiões tenha uma aeronave dessa. Não estamos falando de eio, estamos falando de salvar vidas. É algo muito necessário", avalia.
Goiás de Resultados
O vice-governador ainda lembrou que o Goiás de Resultados, programa que coordena desde 2019, é gerido por militares, entre policiais militares e bombeiros. Através da ação deles, o estado apresentou avanços na gestão com 2.976 entregas, em 92 projetos distribuídos em 34 pastas da gestão estadual.
Lincoln Tejota citou a unificação de banco de dados, promovida pelo Goiás de Resultados, ainda em curso, que além facilitar na identificação de problemas e busca de soluções, também significa redução dos gastos públicos.
Além disso, apontou que há projeto para que, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, criar um sistema de alerta com um ano ou dois de antecedência sobre falta de água, vagas nas escolas, efetivos policiais, entre outros.
"Precisamos estabelecer os próximos os e não queremos pensá-los sem ouvir os bombeiros. A população tem que ver que bombeiro em Goiás tem visão de futuro e está preparando os dias que virão para o nosso estado", pontuou.
Delegados da Polícia Civil de Goiás receberam o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o candidato a vice Daniel Vilela (MDB) nesta sexta-feira (19/8), durante encontro realizado na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Adpego). Os representantes entregaram um documento com as ações que a categoria espera em um segundo mandato de Caiado e aproveitaram para demonstrar a iração pelo "governo austero" que fez à frente do Estado.
"De uma coisa temos certeza, aqui tem um governo austero no trato com a coisa pública", afirmou Waldson de Paula Ribeiro, presidente da Adpego. Em resposta, Caiado lembrou o apoio que recebeu dos delegados de polícia no início da gestão: "Vocês me deram respaldo, me deram aval. Não tivemos uma greve por postura de vocês. Se tive governabilidade foi porque as forças de segurança me deram condições".
Em nome do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Goiás (Sindepol), o presidente Pedro Caires agradeceu o governador pelas conquistas obtidas na atual gestão, como progressão nas carreiras, sanção de aposentadoria especial, entre outras. "Para governar, o conceito não pode ser jamais de populismo, de prometer o que não se pode cumprir. A palavra dada deve ser honrada pelo governante", defendeu Caiado.
Daniel Vilela destacou a valorização das polícias no governo de Ronaldo Caiado, transformando a segurança pública no Estado em referência para todo o País. "É exatamente por isso que o senhor busca a oportunidade de ficar por mais quatro anos, de fazer com que Goiás avance muito mais e garantir absoluta condição de trabalho para todos os servidores", afirmou.
Visita ao TCE
Também nesta sexta-feira, Caiado visitou a sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que em junho aprovou por unanimidade as contas do governo do Estado referentes a 2021. Na ocasião, o governador agradeceu a parceria com a Corte e reforçou o compromisso de manter a transparência e o rigor no cumprimento das diretrizes técnicas estipuladas pela entidade.
"Recuperamos as finanças do Estado em meio à pandemia, investindo em saúde para salvar o máximo de vidas, e conseguimos investir em educação, segurança e social. Isso foi possível com transparência com o dinheiro público", declarou Caiado.
O conselheiro presidente do TCE, Edson Ferrari, agradeceu a presença do chefe do Executivo estadual. "Ele veio reforçar o respeito que tem pelas normas eleitorais, pelos órgãos autônomos e veio fazer uma deferência no sentido de comunicar que vai cumprir o que está nas leis e nas normas".
]]>Representantes da Polícia Civil de Goiás receberam o governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (17/08), no clube do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), para declarar apoio à reeleição e apresentar as reivindicações da categoria para um possível segundo mandato. Caiado se comprometeu a atender uma das principais expectativas dos policiais civis, que é avançar na aprovação dos planos de carreira da categoria.
O governador destacou que tem avançado na pauta salarial dos servidores do Estado, especialmente da Segurança Pública, com responsabilidade fiscal e atento à reestruturação em todas as categorias. Ele lembrou inclusive que colocou um ponto final na categoria "policial de quarta classe", que recebia pouco menos de R$ 1,5 mil por mês.
"Não me canso de falar que foram as forças de segurança de Goiás que me deram governabilidade. Como vocês sabem, recebi um governo com inúmeros problemas herdados da gestão ada, inclusive com os salários atrasados e um ivo enorme de dívidas. Mas estamos governando com responsabilidade, sem demagogia. Não adianta esperteza que a casinha cai rapidamente", ressaltou Caiado.
Caiado se comprometeu a avançar com as pautas de reinvindicações dos policiais, mas relatou que está sendo preparada e discutida uma reestruturação completa de todas as categorias de servidores em Goiás. "Podem saber que a minha palavra dada é palavra cumprida. Agora o que eu peço é que a gente possa cumprir a legislação durante o período eleitoral e também para não furarmos o teto de gasto, acordado com o Governo Federal na renegociação da nossa dívida", explicou.
O presidente do Sinpol, Renato Rick, agradeceu a parceria com os policiais civis. "Foi Ronaldo Caiado que resolveu aquela questão imoral imposta pelo governo anterior, que instituiu o policial civil de quarta classe e nos deu o respaldo necessário que hoje faz da polícia de Goiás uma das melhores do País", afirmou, lembrando da redução considerável nos indicadores de violência do Estado.
Candidato a vice-governador Daniel Vilela (MDB) tem sido o interlocutor junto aos policiais civis goianos. Segundo ele, as reivindicações dos policiais são justas e meritórias. "E antecipo nossa disposição, caso a gente vença as eleições, que teremos toda a disposição em estabelecer o diálogo para definir soluções que atendam a categoria", frisou.
Também participaram do encontro o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço; Nelma Félix, presidente da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci); Jaqueline Santos, presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de Goiás (Appego); Antônio Renovato, presidente da Associação dos Delegados de Polícia (Adpego); Ana Cláudia, superintendente de Polícia Judiciária, e José Cândido, policial civil e atual prefeito de Santo Antônio da Barra.
]]>Foram publicados nesta terça-feira (09/08), no Diário Oficial do Estado de Goiás, os decretos com a promoção de 95 servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública, entre eles 79 policiais civis e 16 policiais técnico-científicos. A medida foi autorizada pelo governador Ronaldo Caiado durante reunião de trabalho com integrantes das forças de segurança pública de Goiás, na segunda-feira (08/08), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Precisamos dar à nossa polícia uma autoestima cada vez melhor. E sempre tive, dentro do orçamento do Estado, o cuidado de atendê-los, afirmou o governador durante a reunião. Que vocês possam, juntamente com os familiares, celebrar esse momento tão importante e merecido, disse aos policiais Renato Brum, secretário de Segurança Pública de Goiás.
Merecimento e antiguidade estão entre os critérios de promoção. São delegados, agentes, escrivães, papiloscopistas e datiloscopistas. O resultado vem da construção de cada um. Esse momento, hoje, reflete toda a carreira do profissional, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço. Atos como esse reforçam a valorização do servidor, disse o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto.
Em nome dos policiais promovidos, o delegado Thiago Martimiano lembrou do esforço de cada um em suas atribuições diárias. É algo que nós lutamos há muito tempo, e tenho certeza que todos aqui são merecedores dessa honraria, refletiu. Ele também disse que a confiança atribuída aos servidores será honrada e retribuída com muito trabalho.
Também participaram da reunião o subsecretário de Segurança Pública, Deusny Aparecido; o delegado-geral adjunto, Reinaldo Koshiyama, e a superintendente de Polícia Judiciária, Ana Cláudia Stoffel.
O Governo de Goiás abre inscrições, nesta terça-feira (09/08), para o concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. Os interessados devem se inscrever, até 8 de setembro, no site do Instituto AO (www.institutoao.org.br), responsável pelo edital. O certame oferece 612 oportunidades e a taxa de inscrição é R$ 110,00 para os cargos de soldado e de R$ 130,00 para as vagas de cadete e 2º Tenente.
São 500 vagas para soldado de 2ª Classe - Bombeiro Militar combatente; 40 vagas para soldados músicos; 60 oportunidades para cadetes e outras 12 para provimento dos cargos de 2° tenente, com formação em Psicologia, Medicina e Odontologia. A remuneração inicial é de R$ 6.353,13 para soldados, de R$ 8.433,73 para o cargo de cadete e de R$ 13.901,60 para as vagas de 2° tenente.
O concurso será dividido em quatro etapas, previstas para ocorrer nos dias 9, 16 e 23 de outubro de 2022. Na primeira fase será realizada a prova objetiva e discursiva; em seguida, os candidatos aprovados arão por teste de aptidão física. As duas últimas fases incluem avaliação médica e avaliação de vida pregressa. Para o cargo de músico, haverá ainda exame de habilidades específicas.
O edital na íntegra pode ser ado no site do Instituto AO (https://www.institutoao.org.br/) e no portal da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br).
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), apura denúncias de captação de água de forma irregular no Rio Araguaia, em uma fazenda localizada em Jussara, a 225 quilômetros de Goiânia.
A investigação, iniciada no ano ado, revelou que a propriedade possui 30 pivôs para retirada de água de um lago formado pelo Ribeirão Água Limpa, afluente do Araguaia.
Segundo o delegado Luziano de Carvalho, o proprietário da fazenda foi identificado e será intimado a prestar depoimento nos próximos dias. Se ficar comprovado que os equipamentos foram instalados sem as devidas licenças ambientais, o sistema poderá ser embargado.
O Rio Araguaia está secando porque muitos afluentes estão secando. Especialistas já disseram que o Água Limpa não tem capacidade para ar a retirada de um volume tão grande de água. O prejuízo pode ser irreversível, afirmou o investigador.
O proprietário pode responder pelo crime de construir, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, previsto na Lei 9.605/98. A pena é de detenção de um a seis meses, e/ou multa.
Ameaças
A captação irregular de água não é a única ameaça ao Araguaia. Equipes da Dema em atuação na Operação Temporada do Araguaia 2022 também apuram casos de desmatamento, instalação de sistema irregular de drenagem em área de preservação ambiental e morte de peixes.
Os policias civis da unidade especializada se deslocaram para a região de Aruanã no último dia 7 de julho e utilizam uma embarcação fluvial para percorrer o rio e seus afluentes.
O trabalho é executado há mais de 20 anos. As ações de conscientização ambiental, como a visita a acampamentos para distribuição de camisetas e material educativo, são intensificadas nos meses de junho e julho.
Nosso objetivo é promover a consciência ecológica de fazendeiros, ribeirinhos e turistas, concluiu o delegado.
A primeira etapa do concurso público para soldados da Polícia Militar do Estado de Goiás ocorre no próximo domingo (10/07). As provas serão aplicadas nos municípios de Goiânia, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde, Uruaçu, Águas Lindas de Goiás e Formosa. Esta etapa é composta por prova objetiva – de conhecimentos gerais e específicos, totalizando 50 questões – e redação.
A prova terá duração de até cinco horas, com início às 13h. O candidato deverá comparecer com antecedência de uma hora do horário fixado para o fechamento do portão, com caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta, documento oficial de identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato – que já está disponível no site da banca organizadora (institutoao.org.br).
O concurso prevê também a realização de avaliações física, médica e odontológica, psicológica e, ainda, avaliação de vida pregressa e investigação social. Para músicos, haverá também teste de habilidade específica. A previsão para o resultado final do concurso, cumpridas todas as etapas, é março de 2023.
O certame oferece 1.500 vagas para soldados combatentes e 20 para músicos. O salário inicial é R$ 6.353,13. Foram recebidas, no total, 53.093 inscrições. As vagas destinadas a mulheres são as mais concorridas, com 13.346 inscritas para 151 oportunidades.
Além das unidades de atendimento regionais, distritais e especializadas, o Governo de Goiás, por meio da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), possui uma delegacia virtual, que possibilita o registro de boletins eletrônicos de ocorrência 24 horas, sem a necessidade de deslocamento até um posto de atendimento presencial. A ferramenta visa facilitar o o do cidadão aos serviços de segurança pública e otimizar a gestão de procedimentos policias em todo o Estado.
A Delegacia Virtual permite o registro de furto de objetos e/ou valores; furto de celular; furto de documentos; perda ou extravio de documentos e/ou objetos; desaparecimento de pessoa e acidente de trânsito sem vítima. Além do registro, é possível acompanhar a tramitação do boletim ocorrência e fazer a impressão do documento, tudo isso de casa, a partir de um dispositivo móvel ou computador com o à internet.
Como funciona
Para registrar o boletim de ocorrência, basta ar o site www.policiacivil.go.gov.br e clicar no banner Delegacia Virtual. O declarante precisa ter mais de 18 anos e se torna o responsável pelas informações constantes do registro, recebendo um número de protocolo. Em 24 horas, por meio do e-mail cadastrado, é feita a validação da ocorrência e autorizada a impressão na forma de Boletim de Ocorrência (BO). Também por e-mail, o cidadão recebe a indicação da delegacia responsável pelo caso.
O Dia Nacional do Bombeiro foi comemorado com festa, música e entrega de medalhas em cerimônia no quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, no Jardim América, em Goiânia. O vice-governador do Estado, Lincoln Tejota, participou da solenidade representando o governador Ronaldo Caiado e destacou os investimentos realizados pelo Estado na corporação. Só em equipamentos para salvamento, foram investidos mais de R$ 24 milhões, entre drones e equipamento para socorro em emergências respiratórias. Por meio do programa Goiás de Resultados, coordenado pelo vice-governador, foram criadas três novas unidades para as regiões Norte e Noroeste da Região Metropolitana de Goiânia e adquiridas 50 ambulâncias para resgate.
"Mas o maior investimento que podemos fazer, o mais importante, é no patrimônio humano", ressaltou Lincoln Tejota, acrescentando que o governo de Goiás autorizou a abertura de concurso para 612 novas vagas e proporcionou a criação de 621 novos cargos, com investimento de R$ 920 milhões. "Estamos realizando neste momento a maior promoção já acontecida na história do Corpo de Bombeiros e tudo isso porque nós sabemos que esses homens e mulheres merecem. Abrimos o quadro, são mais de 600 funções que vão servir para que possamos levar essa corporação para mais municípios e regiões onde o trabalho de vocês é tão necessário", destacou Lincoln Tejota.
Durante o evento, foi concedida a Medalha Dom Pedro II, a maior condecoração da corporação. A medalha é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços ao Corpo de Bombeiros. Foram condecorados oficiais e civis, entre eles, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, e a diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Machado Tejota, que recebeu a honraria das mãos do marido. "Fico muito emocionado com uma cerimônia tão bonita", disse o vice-governador em seu discurso.
"Dias atrás, neste mesmo local, relembrávamos a história de criação dessa força que começou com algo em torno de 100 homens, quatro veículos e hoje nós temos a alegria de ter aqui ao nosso lado o primeiro comandante que se lembra bem, nosso coronel da reserva Pedro Francisco", reconheceu o vice-governador, dirigindo-se ao ex-comandante. "Veja o tamanho dessa instituição, sua importância. E precisamos reconhecer esses homens e mulheres – e peço licença às demais forças de segurança, que também são detentoras da minha iração e da iração do governador Ronaldo Caiado – para falar para os bombeiros, dos bombeiros e pelos bombeiros. Os senhores e as senhoras são a demonstração clara do que é a coragem, a dedicação", elogiou Tejota.
"Quando tem fogo, perigo, seja na terra, na água, no ar, quando todos estão correndo do perigo, os senhores estão correndo para o perigo com o intuito de salvar a vida alheia, o patrimônio e construir uma sociedade cada vez mais forte", afirmou o vice-governador, pontuando que, para que isso aconteça, é preciso fazer parcerias com prefeituras e com os demais poderes. "Destaco aqui as prefeituras de Valparaíso, com o prefeito Pábio Mossoró, a de Trindade, com Marden Júnior, e, em especial a de Goiânia, que tem à frente o prefeito Rogério Cruz, grande parceiro".
Durante a solenidade foram homenageados ainda os bombeiros mirins Gabriel Moreira e Kauã Lima, que receberam troféus das mãos do vice-governador Lincoln Tejota e do secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum.
A data
A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, avam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.
]]>Com ações voltadas à educação ambiental, preservação dos recursos naturais e ao cuidado com o turista, o Governo de Goiás lançou nesta quinta-feira (30/06), a Temporada do Araguaia 2022. Durante todo o mês de julho, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMGO) e a Goiás Turismo estarão presentes com atividades em quase toda a extensão do rio.
Após dois anos de pausa por causa da pandemia de Covid-19, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral está com muitas expectativas para a retomada da temporada. A Goiás Turismo reuniu as prefeituras, os órgãos do Estado e coordenou os trabalhos para esse retorno. Assinamos convênios e estamos dando total apoio aos municípios para que possam receber bem os turistas com boa estrutura, frisou.
O Rio Araguaia é um dos nossos maiores cartões-postais. Essa retomada vai contribuir para fecharmos o ano com resultados maiores que o esperado, complementou Fabrício Amaral ao relatar que o turismo de Goiás é o que mais cresce no Brasil.
Meio ambiente
Com o foco principal em pontos de maior atração turística, a Semad estará presente em cidades como Aruanã e o distrito de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia. Durante os 30 dias de temporada, estandes da secretaria estarão abertos aos visitantes, além de agentes in loco para rear orientações importantes aos turistas para que não haja depredação dos recursos naturais.
No combate à pesca predatória serão realizadas ações de orientação e o serviço de emissão de carteirinha para aposentados e isentos. É importante ressaltar que, de acordo com a Instrução Normativa 02/2020, e entre outras determinações, é instituída a cota zero de transporte de pescado, em todas as bacias hidrográficas do Estado.
O turista pode pescar, mas o peixe deve ser consumido no local, não sendo permitido o seu transporte. E mais: o limite máximo de pescado está fixado em 5 quilos, orienta a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis.
O Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) também será levado aos turistas e frequentadores das praias do Araguaia. Lançado em 2019, o projeto de recuperação ambiental conta com previsão de investimentos de cerca de R$ 43 milhões. Destes, R$ 18 milhões já estão em execução, com mais de 60% dos lotes 01 e 02 já implementados.
Segurança aos turistas
Com uma equipe de 258 bombeiros militares, o Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás (CBMGO) estará presente em oito postos em Aragarças, Itacaiu, Britânia, Aruanã, Cocalinho, São José dos Bandeirantes, Luís Alves e Faina. As ações fazem parte da Operação Férias Turista Seguro, que tem como objetivo principal evitar mortes por afogamento, especialmente no Rio Araguaia, durante o mês de julho.
Foram adquiridos ainda materiais educativos e equipamentos tecnológicos, como drones, para auxiliar no monitoramento dos turistas. O CBMGO reforça que o uso do colete salva-vidas é o principal equipamento de segurança aquática. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste eficientes.
A CMOC Brasil, representada pelo Diretor de RH e Assuntos Corporativos Eduardo Lima e o Gerente de Relações Governamentais e Gestão Sociais Luís Yang, doou um drone (modelo DJI Mavic 3 PRO Combo Fly More) ao Corpo de Bombeiros. A entrega foi feita nesta terça-feira (28), na sede do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Catalão.
O equipamento de alta tecnologia será um apoio no dia a dia dos bombeiros, viabilizando mais rapidez e eficiência de trabalho de todo o efetivo, em ações da Operação Cerrado Vivo, em atendimentos que exijam buscas, em áreas de difícil o e também para inspeções em edificações, por exemplo.
A doação tem a finalidade também de amparar a saúde municipal, em monitoramento de casos epidemiológicos, como explica o Comandante do 10º Batalhão CBM de Catalão Capitão Aurélio Martins Rosa Com esse drone será possível aperfeiçoar ainda mais nosso e, principalmente nos atendimentos de resgate em rios, lagos e matas fechadas. E também será muito útil na prevenção do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), pois o equipamento será utilizado para mapear locais que estão abandonados e podem ser foco da dengue na cidade.
No momento da entrega do drone, o Diretor de RH e Assuntos Corporativos da CMOC Eduardo Lima enfatizou a parceria que a empresa tem com a corporação e parabenizou a todos os bombeiros militares. Essa doação, na verdade, é um agradecimento. Não apenas pelo trabalho, mas também pela coragem e empenho que os bombeiros oferecem à comunidade, disse.
]]>O governador Ronaldo Caiado assinou, na manhã desta segunda-feira (27/06), o decreto para a promoção de 513 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) – 117 oficiais e 396 praças, a maior para a corporação na atual gestão. O ato se deu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença de representantes da corporação e da Segurança Pública. Vou buscar com que a eficiência, o resultado e o trabalho de vocês, tanto na melhoria da estrutura, como no atendimento das pessoas de Goiás, seja a marca principal, e para que essas pessoas sejam reconhecidas e possam galgar posições no quadro hierárquico de suas funções, afirmou o governador.
Mais uma vez, Caiado referendou o protagonismo da corporação em cenário nacional, citando, entre outros exemplos, a atuação de bombeiros goianos em Brumadinho, durante ações de resgate após rompimento da barragem em janeiro de 2019, também Petrópolis (RJ) e, mais recentemente, em Recife (PE). Além das ações diárias, para tudo o que solicitamos vocês são extremamente prestativos e atenciosos, estão aí para toda e qualquer ação. Não negam demandas dos municípios e atendem às realidades locais, dando continuidade a uma política de apoio às estruturas das cidades, disse.
Presente na solenidade, a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás, primeira-dama Gracinha Caiado, fez questão de parabenizar os agentes e ressaltar a importância da atuação da corporação. O trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros muito nos orgulha e, com certeza, tem o reconhecimento de todos os cidadãos goianos. Além de desempenharem suas funções na área da Segurança Pública com excelência, também são parceiros de primeira hora do trabalho social, e por isso hoje faço questão de parabenizar e agradecer a cada um que tem dedicado sua vida a essa função, afirmou.
Nunca, em toda história, tivemos uma promoção tão grande, o que se deve à bondade e benignidade com nossas forças de segurança pública. Hoje, o senhor está fazendo mais de 500 famílias mais felizes ainda, afirmou o tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso Faleiro, agora coronel.
Isso aqui é uma conquista histórica. O senhor tem valorizado todas as forças de segurança, afirmou o secretário de Segurança Pública, Renato Brum. Participei de três promoções quando no comando da Polícia Militar. Ao contrário de outras épocas e gestões, o governador respeita nossas funções, avaliação, pontuação e nos dá legitimidade, afirmou. Sabemos de todo esforço para que se chegue à excelência que temos na Segurança Pública em nosso Estado, completou.
Também estiveram presentes os secretários Jorge Luiz Pinchemel (Casa Civil) e Coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar), além de tenentes-coronéis, majores, capitães, sargentos e cabos da corporação.
O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (08/06), em Goiânia, o Centro Integrado de Comando e Controle do Comando de Operações de Cerrado (COC). A solenidade foi realizada no Núcleo Socioambiental do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), dentro do Parque Municipal Bernardo Élis, no Setor Novo Horizonte. Também foram entregues novos equipamentos à Polícia Militar e viaturas à Polícia Civil.
A estrutura do COC tem como função dar continuidade às ações do Governo de Goiás em prol da integração entre as forças de segurança pública. Um convênio firmado entre o Executivo goiano, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Prefeitura de Goiânia, permitirá a utilização do prédio como sede do Comando de Operações do Cerrado pelos próximos 10 anos. O COC engloba o Batalhão Ambiental, o Batalhão Rural e o Comando de Operações de Divisas (COD), corporações pertencentes à Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO).
"Quero ser justo e, cada vez mais, valorizar as forças de segurança, para que se sintam em condições de debelar o crime e construir em Goiás uma área, um território, onde as pessoas vivam em paz", explicou o governador ao entregar o espaço e os novos equipamentos. "Não é por acaso que a nossa segurança é a melhor do país. É porque aqui há profissionalização, integração, modernização e parcerias, que levam a tudo isso", garantiu Ronaldo Caiado.
O COC trabalha com foco em abordagens, bloqueios e operações que visam a apreensão de armas e drogas, a recaptura de pessoas foragidas, além da recuperação de veículos, tanto por terra, ar ou água. Busca ainda combater crimes contra fauna, flora, pesca predatória, entre outros que possam ocorrer no meio ambiente e em áreas rurais. Dados da SSP apontam que de janeiro a dezembro de 2019, comparado ao mesmo período de 2018, houve redução de 13,9% nos números de roubo em propriedade rural em Goiás. Já em 2020, em relação a igual período do ano anterior, a diminuição foi de mais de 45%. O ano de 2021 fechou com queda de 25,3%.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum, afirmou que Goiás tem outra realidade no campo. "Muitos perguntam como chegamos a esse nível. Isso é a concretização de algo que foi planejado lá em 2019 e com todo aval do governador", frisou. Segundo ele, isso foi feito em três pilares: "integração, inteligência e autonomia", detalhou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel André Henrique Avelar, caracterizou o novo espaço como uma unidade de polícia. "É um local para todas as forças de segurança. Este ato demonstra a integração, que vem sendo efetiva com muita consistência nessa gestão ao longo de três anos", afirmou. "A redução dos indicadores é prova, fruto desse trabalho que tem sido feito. E continuaremos avançando nessa missão", reforçou.
Representando o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o subcomandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Danilo César Fonseca, parabenizou o governador pelo trabalho de valorização da segurança. "Que isso possa inspirar todos os agentes das forças de segurança. Essa integração que o senhor propiciou é muito importante para Goiás e Goiânia", pontuou.
Reforço
Com a inauguração do Centro Integrado, o Governo de Goiás entregou coletes e viaturas náuticas ao Batalhão Ambiental e ao COC, com investimento de quase R$ 2 milhões, além de 19 viaturas à Polícia Civil. Os veículos serão destinados às regionais dos Pontos Focais Rurais, locais criados para a formalização de registros de crimes ocorridos em zona rural, que serão compartilhados de forma imediata com a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR).
"Com mais essa entrega, a gente percebe o reconhecimento do governo às estratégias desenvolvidas e que estão implantadas no Estado, e mais do que isso, ao trabalho feito por todos homens das forças de segurança", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço Pinto. Para ele, tudo isso é feito com um único objetivo: combater a criminalidade no campo. "E o resultado está posto. Esse protagonismo é exatamente por esse trabalho que desenvolvemos", frisou.
Participaram da solenidade o secretário da Casa Militar, coronel Luiz Carlos de Alencar; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Washington Luiz Vaz Júnior; o diretor-geral de istração Penitenciária, Josimar Pires; e o ex-secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
Termina na próxima segunda-feira (06/06) o período de inscrições para o concurso público para oficiais da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). A inscrição deverá ser feita somente on-line, no site do Instituto AO (www.institutoao.org.br). São ofertadas 100 vagas para cadete e 50 vagas para 2° tenente (médicos, odontólogos e psicólogos). Os salários iniciais variam de R$ 8.433,73 a R$ 13.901,60.
O valor da taxa é de R$ 130. Para concorrer aos cargos é necessário ter formação superior em Direito, para cadetes, ou formação específica para cada função, no caso de 2° tenente. A idade máxima para concorrer a uma vaga é de 32 e 35 anos, respectivamente.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas nos dias 17 de julho, para cadetes; e 24 de julho, para o cargo de 2° tenente. A seleção prevê ainda testes de aptidão física e de habilidade específica; avaliação médica e odontológica; avaliações psicológicas e de vida pregressa. A previsão de publicação do resultado final é março de 2023.
As vagas para 2° tenente são distribuídas por profissão. São 33 vagas para oficial médico nas seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia/obstetrícia, médico do trabalho/perícia médica, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Para oficial odontólogo são 13 vagas – para clínica geral, endodontia e cirurgia bucomaxilofacial. Por fim, há ainda quatro vagas para oficiais psicólogos.
O edital completo do concurso está disponível no site do Instituto AO, responsável pelo certame.
Na tarde desta última segunda-feira (29/05), os vereadores: Alessandro Bento, Ronaldo Cassimira, Ricardo Machado da Silveira, o presidente da Câmara José Maurício de Campos - Migaia e o prefeito Diogo Rosa Nunes receberam o Comandante da Policia Militar Major J. Junior, que ouviram as demandas de segurança pública apresentadas pelos Parlamentares e o Chefe do Poder Executivo.
Segundo o Comandante da Policia Militar, Major J. Júnior nos próximos dias Davinopólis deverá receber um reforço permanente no efetivo de viaturas na cidade, o intuito da ação é dar maior segurança ao cidadão. J. Júnior pontuou durante o diálago junto com os vereadores e o prefeito Diogo foi apresentado reivindicações e proposta para que a segurança tenha maior presença na cidade.
O presidente da Câmara, José Maurício de Campos, salientou que está força-tarefa das líderanças da cidade e o Comando da PM, era necessário e expomos as deficiências de segurança ao Major J. Júnior, o qual apresentou plano de trabalho ao município o qual terá a implantação do Banco de Horas aos policiais e assim ter efetiva atuação do policiamento intensivo no município.
]]>