Goiânia é, neste fim de semana, a capital nacional do karatê. O Ginásio Rio Vermelho recebe, de 9 a 11 de maio, a Copa do Brasil de Karatê - Governador Ronaldo Caiado e o XXV Campeonato Brasileiro de Karate-do Shotokan JKA 2025, com a participação de mais de 800 atletas de 12 estados brasileiros. 70956
A abertura oficial dos torneios foi realizada nesta sexta-feira (9/5) e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, homenageado pela organização e que dá nome à edição da Copa do Brasil deste ano. É emocionante ver esse ginásio cheio de atletas que representam o esforço, a disciplina e a superação que o esporte ensina. Nosso governo acredita no poder transformador do esporte — e é por isso que seguimos investindo, fomentando e valorizando eventos como este, afirmou Caiado.
A disputa da Copa do Brasil ocorre nesta sexta-feira e abre a programação de três dias dedicados às artes marciais. No sábado (10) e domingo (11), é a vez do Campeonato Brasileiro, que reunirá representantes de Goiás, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo e Pará.
O presidente da JKA do Brasil, Yoshizo Machida, agradeceu ao governador Ronaldo Caiado pela realização do evento e destacou a importância da coragem e da perseverança para alcançar objetivos. Compartilhou uma expressão japonesa que resume sua filosofia de vida e trabalho: Onde há vontade, há um caminho.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Rosa Guerra, destacou o papel de Goiás no incentivo ao esporte. Em um cenário onde muitos estados extinguiram suas secretarias de esporte, Goiás fez o caminho inverso. Criamos a Seel com a missão de transformar vidas. Esses campeonatos não são apenas competições: são o reflexo de uma política pública sólida e inclusiva, declarou.
Entre os atletas goianos, 215 são alunos do projeto Construindo Campeões, iniciativa do Governo de Goiás que oferece aulas gratuitas de artes marciais para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além das disputas, o evento conta com cursos de capacitação técnica ministrados por dois ícones do karatê mundial: os senseis Chinzo Machida e Takenori Imura, que vieram do exterior exclusivamente para compartilhar conhecimentos com atletas e técnicos.
A realização é do Instituto de Karate-Do Shotokan JKA do Brasil, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e com a JKA GO – Japan Karate Association do Estado de Goiás.
A cidade de Goiandira viveu, na tarde e inicio de noite do último sábado (03/05), um momento especial para o esporte local. O Estádio Municipal Elias Jorge foi palco da grande final do 1º Campeonato de Futebol de Campo, que reuniu as equipes Auto Posto e Nova Aurora em uma partida emocionante e marcada pelo equilíbrio.
Dentro de campo, não faltaram garra, determinação e espírito esportivo. As equipes protagonizaram um duelo intenso, disputado lance a lance, que terminou com a vitória de Nova Aurora pelo placar de 2 a 1, garantindo o título inédito da competição.
As arquibancadas também tiveram papel de destaque. As torcidas de Goiandira e Nova Aurora compareceram em peso e deram um verdadeiro show à parte, empurrando suas equipes com entusiasmo do início ao fim.
A Prefeitura de Goiandira, organizadora do evento, agradeceu a participação de todos os times, atletas, torcedores e colaboradores, destacando o sucesso da competição e o fortalecimento do esporte no município. "Foi uma grande festa do futebol amador, com jogos de alto nível e a participação exemplar da nossa comunidade. Parabéns à equipe campeã e a todos que fizeram parte dessa história", declarou o prefeito Allisson Peixoto ao lado do secretário de esportes Wilner Jardim.
O campeonato se consolida, já em sua primeira edição, como um marco para o esporte regional, com promessa de novas edições nos próximos anos.
O União Leiria segue lutando para subir ainda mais na tabela de classificação da Liga Portugal 2. Na última rodada, jogando fora de casa, a equipe venceu o Paços Ferreira pelo placar de 3×2.
Com o resultado, o Leiria chegou aos 46 pontos ocupando a sétima colocação na tabela de classificação.
Fizemos um grande jogo e conquistamos uma vitória extremamente importante jogando fora de casa. Restam três jogos para terminar a competição e temos que pensar jogo a jogo, buscando somar o maior número de pontos possíveis, revelou o brasileiro Daniel dos Anjos, ex-jogador do Atlético-GO.
Presente em 27 dos 31 jogos do Leiria na Liga Portugal 2, Daniel dos Anjos anotou sete gols na competição sendo o vice-artilheiro da equipe.
Atacante tem que sempre estar ajudando com gols. Temos um dos melhores ataques da competição, com 42 marcados, e consegui contribuir com sete até o momento. Vou lutar nessas últimas rodadas para poder ampliar esses números, finalizou o atacante.
Os próximos compromissos do Leiria serão contra Oliveirense e Tondela, dentro de casa, e Chaves, longe do castelo.
]]>O prefeito de Aparecida de Goiânia Leandro Vilela participou na última segunda-feira (21/4) das comemorações pelos 35 anos do Jardim Tiradentes. Ao lado da primeira-dama Lana Bezerra e dos vereadores Rosinaldo Boy e Professor Clusemar, ele percorreu os 5 km do eio ciclístico que abriu a programação do dia em homenagem ao aniversário do bairro. A celebração inclui ainda sorteio de prêmios, a final do Campeonato de Futebol Amador e, à noite, show musical para toda a comunidade.
As festividades começaram ainda no último dia 12 de abril, com a realização de um grande mutirão de atendimentos e serviços promovido pela Prefeitura. A ação levou ao bairro equipes da saúde, assistência social, meio ambiente, infraestrutura, trânsito, jurídico, dentre outras dezenas de serviços do município, ofertando atendimentos gratuitos e melhorias diretas para os moradores.
"Parabéns a todos que prepararam essa linda festa para comemorar os 35 anos do Jardim Tiradentes. A Prefeitura tem trabalhado firme para melhorar a infraestrutura da região. Realizamos a limpeza de todo o setor, substituímos a iluminação de vapor de sódio por lâmpadas de LED, reforçamos a sinalização de trânsito e iniciamos a construção da nova Praça da Baixada Black, entre outras melhorias importantes para a população", destacou o prefeito Leandro Vilela na largada do eio que contou com dezenas de ciclistas.
Durante o evento, o vereador Rosinaldo Boy ressaltou a valorização do bairro. "O Jardim Tiradentes está mais bonito e organizado. Essa festa é uma forma de retribuir todo o carinho que o povo daqui tem pela cidade. E seguimos trabalhando ao lado do prefeito para trazer cada vez mais investimentos."
O vereador Professor Clusemar também falou sobre a importância das atividades realizadas. "Ver o bairro cheio de famílias, crianças pedalando, jovens no futebol e artistas se apresentando é motivo de orgulho. Essa integração é fundamental para fortalecer o espírito comunitário e o bem-estar."
Morador do bairro desde o nascimento, o ciclista amador Jessé Carlos da Silva Duarte, de 31 anos, também participou do eio. "Comprei minha bike tem pouco tempo, mas o pedal já virou parte da minha rotina. Moro aqui há 31 anos e fico feliz em ver o quanto o bairro evoluiu. Quando era tudo terra, a gente nem imaginava ver um evento como esse, com sorteio, estrutura, melhorias. Só temos a agradecer."
Ao longo do dia, a comunidade segue celebrando com diversas atrações, culminando com o show musical desta noite. "Que Deus continue abençoando o Jardim Tiradentes e que possamos seguir trabalhando, lado a lado com a comunidade, para trazer cada vez mais conquistas para todos", finalizou o prefeito Leandro Vilela.
]]>Começaram o ano de 2025 com o pé direito, as atletas da equipe de competição da Bruna Brandão Ginástica Artística (BBGA) de Catalão. Elas acabam de conquistar vários pódios durante a participação no Torneio de Categorias, realizado no último fim de semana na cidade de Salto-SP. Catalão, na categoria Juvenil, foi a grande campeã por equipes com a maior nota na somatória das cinco atletas nos quatro aparelhos: salto, solo, paralelas e trave. As categorias pré-infantil e infantil também se destacaram ao conquistarem o terceiro lugar por equipes.
Segundo o técnico da BBGA, Paulo Henrique da Silva Clementino, a boa apresentação da equipe demonstra que as ginastas estão no caminho certo. Tivemos algumas surpresas e superações, o que nos deixaram bastante alegres. Mas também cometemos alguns erros que serão corrigidos nos treinos para que possamos ter resultados ainda melhores nos próximos campeonatos. Ainda neste semestre temos a copa interna da BBGA e a competição em Uberlândia, Amigos de Minas, contou.
A catalana Maria Luisa Costa Reis, de 13 anos, foi um dos destaques da equipe juvenil. Ela conquistou a medalha de prata em uma apresentação de solo cheia de elementos novos. Foi desafiador realizar este solo, pois fiz elementos como huber mortal, cortada, oitava a parada e rodante flic mortal. São difíceis, mas segui todas as orientações do meu técnico e deu certo. Treino, perseverança e foco são essenciais, afirmou.
Na categoria infantil o destaque foi a ginasta Emanuelly Vitória Domingos, de 11 anos, que trouxe pra Catalão quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Para ela, a palavra superação define a sua conquista. No fim do ano ado faltando poucos dias para o torneio nacional eu tive uma fratura e não pude ir. Na época fiquei muito triste, mas levantei a cabeça e treinei bastante. Com concentração e foco consegui os pódios, disse.
A ginasta Emanuelle Marques, de 8 anos, competiu no pré-infantil e conquistou o lugar mais alto do pódio nos aparelhos: solo, salto e trave. Imaginei que eu estava em um treino do dia a dia e fiz tudo que aprendi. Estou muito feliz com meu resultado e o reconhecimento pela minha dedicação à ginástica, afirmou.
Resultados da BBGA
Categoria Pré-Infantil:
- Por equipes: 3º lugar – BBGA
- Solo: 1° lugar - Emanuelle Marques
- Salto: 1° lugar - Emanuelle Marques
2º lugar – Anita Costa e Silva
Maria Eduarda Rezende
- Trave: 1° lugar - Emanuelle Marques
- Individual Geral: 2º lugar - Emanuelle Marques
Categoria Infantil
- Por equipes: 3º lugar – BBGA
- Solo: 1° lugar – Emanuelly Vitória Domingos
3º lugar – Giovana Ribeiro
- Salto: 1° lugar – Emanuelly Vitória Domingos
- Trave: 1° lugar – Emanuelly Vitória Domingos
- Individual Geral: 1º lugar – Emanuelly Vitória Domingos
Categoria Juvenil
- Por equipes: 1º lugar – BBGA
- Solo: 2° lugar – Maria Luisa Costa Reis
3º lugar – Emanuelle Amaro
- Salto: 1° lugar – Iza Marques Cruz
2° lugar – Ana Bueno Netto
3º lugar – Ketlyn Marques Rodrigues
- Trave: 2° lugar – Emanuelle Amaro
3º lugar – Iza Marques Cruz
- Individual Geral: 3º lugar – Emanuelle Amaro
Iza Marques Cruz
Torneio de Categorias
Realizada anualmente há cerca de 30 anos, o Torneio de Categorias é um dos eventos de ginástica artística mais renomados do interior de São Paulo, região que concentra mais de 25 clubes deste esporte no Brasil. Neste ano, o torneio reuniu 206 atletas de 12 cidades, dentre elas: Campinas, Limeira, Taubaté, São Paulo, Sorocaba, Americana e outras.
Equipe de Treinamento BBGA
A equipe de treinamento da Bruna Brandão Ginástica Artística (BBGA) é composta por 18 ginastas de seis a 16 anos. Neste ano, elas irão representar Catalão em várias competições como o Campeonato Estadual, o Torneio Nacional, Copas e competições em outros estados, como Minas Gerais e São Paulo.
Bruna Brandão Ginástica Artística (BBGA)
BBGA é o primeiro Centro de Ginástica Artística de Catalão-GO e conta com uma equipe de sete professores profissionais para ensinar ginástica artística. Com seis anos de funcionamento, já estimulou a prática deste esporte para cerca de 2 mil crianças de idades a partir de 2 anos.
Para saber mais, e o instagram @bbginasticaartistica ou entre em contato pelo whatsApp/telefone (64)99971-5942
]]>Goiânia amplia o conceito de "capital" com dois títulos ainda informais: Além de ser a capital do sertão brasileiro é também a capital das largadas do Sertões. A posição privilegiada no centro geográfico do Sertão e o status de centro cultural da nossa alma sertaneja fazem da capital de Goiás a escolha perfeita para receber a largada do Sertões pela 17ª vez.
Para o maior rally das Américas, a largada em Goiânia, representa um resgate das raízes de uma prova que comemora 33 anos de existência. O Sertões busca no ado a energia para seguir contato as melhores histórias do Brasil profundo. Deu Match!
Sertões e Goiânia têm almas gêmeas. Isso fica claro na história, no presente e nos planos futuros.
A primeira visita do Rally a cidade mais verde do país (94m2 por habitante) aconteceu em 1998. Os competidores vinham de Uberlândia (MG) e seguiram depois para Paranã (TO).
A visita mais recente foi em 2018, já como cidade anfitriã da largada.
Depois de atravessar outros caminhos Brasil afora, estava mais do que na hora de retornar. A direção técnica e a equipe de produção do Sertões trabalham com empenho redobrado para proporcionar mais uma experiência inesquecível, digna de toda essa trajetória em comum com Goiânia. O ponto de partida para um desafio que levará pilotos e navegadores a Marechal Deodoro (AL).
CONFIRA O VIDEOCLIPE DO RALLY DO SERTÕES SOBRE
A ESCOLHA DE GOIÂNIA COMO A CIDADE DA LARGADA EM 2025
https://drive.google.com/file/
Aspas
Ronaldo Caiado, governador de Goiás
"A volta do Sertões a Goiás, um dos maiores rallys do mundo, é importante por demonstrar a retomada do nosso protagonismo nos grandes eventos esportivos. E é daqui pra melhor. Vamos ter a honra de sediar o Moto GP nos próximos anos e o Estádio Serra Dourada, após a modernização, será um dos principais palcos esportivos do país".
Daniel Vilela, vice-governador de Goiás
"A largada do Sertões em Goiânia, retomando uma tradição iniciada em Goiás em 1998, é importante para nós, pois reforça a posição de Goiás como palco dos grandes eventos esportivos, além de movimentar nosso turismo e economia".
Fabricio Amaral, presidente da Goiás Turismo
"É com grande entusiasmo que anunciamos a volta da largada do Sertões para Goiânia, após seis anos. Este evento não apenas coloca nossa capital em destaque no cenário nacional e internacional, mas também reforça nosso compromisso com o turismo e a promoção do nosso estado. A diversidade das nossas belezas naturais e a riqueza da nossa cultura farão desta edição uma experiência inesquecível para todos os participantes e visitantes. Estamos prontos para receber a todos com hospitalidade e orgulho!"
Leonora Guedes, CEO Sertões
"É praticamente impossível falar do Sertões sem falar de Goiânia. A cidade e sua população abraçaram o evento desde a primeira agem e, não por acaso, ela é a mais visitada pelo rally. Com tantas boas lembranças, os próprios competidores nos pediam para voltar e agora finalmente isso se torna realidade. Para mim, é um motivo de orgulho e satisfação redobrados. Como goianiense, meu primeiro contato com o Sertões se deu justamente em uma dessas visitas. Ali começava uma história que me tornou parte integrante desse que é não só um dos principais eventos da modalidade no mundo, mas também sinônimo de sustentabilidade, cuidado com as pessoas e o ambiente e de transformação positiva".
O Governo de Goiás oficializou, nesta quarta-feira (16/4), a concessão do Complexo Serra Dourada à iniciativa privada. A empresa Construcap Engenharia e Comércio S/A assume, pelos próximos 35 anos, a gestão do Estádio Serra Dourada, do Ginásio Goiânia Arena e do Parque Poliesportivo. O investimento total previsto ao longo do contrato pode ultraar R$ 1 bilhão.
Durante solenidade, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância das parcerias público-privadas para dar agilidade aos investimentos públicos. Estamos entregando o patrimônio do povo goiano para ser cuidado, modernizado e transformado em um espaço digno de grandes eventos e da nossa gente. Essa concessão é um marco que une responsabilidade fiscal com inovação na gestão, afirmou.
Caiado também acrescentou que Goiás viverá, a partir de agora, um novo tempo na gestão de espaços públicos e agradeceu o trabalho conjunto de vários órgãos e unidades do governo, desde a concepção da parceria até o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, em fevereiro. Agradeço especialmente ao vice-governador Daniel Vilela, que conduziu todo esse processo com muita competência, disse.
A Construcap deve realizar um investimento de R$ 263 milhões nos três primeiros anos. O diretor-presidente, Roberto Capobianco, garantiu que a empresa está preparada para o desafio. Temos um compromisso com a história e com o futuro. Vamos respeitar o legado do Serra Dourada e, ao mesmo tempo, entregar um equipamento moderno, ível e atrativo para os goianos e para o Brasil.
Pontos positivos
As autoridades presentes à solenidade destacaram os pontos positivos do modelo inédito adotado pelo Estado. Para o vice-governador Daniel Vilela, a concessão não significa abdicar do bem público, mas garantir sua eficiência e longevidade. Estamos dando um o responsável. É uma forma inteligente de permitir que espaços como o Serra Dourada voltem a pulsar com vida, com esporte, cultura e entretenimento.
o vice-governador Daniel Vilela destacou a responsabilidade e o compromisso do Estado em buscar soluções modernas e eficientes para os equipamentos públicos. Estamos dando um o responsável. É uma forma inteligente de permitir que espaços como o Serra Dourada voltem a pulsar com vida, com esporte, cultura, entretenimento e oportunidades para todos, afirmou Daniel.
Daniel Vilela também ressaltou o protagonismo de Goiás ao adotar um modelo inovador de gestão e a confiança que o governador depositou no grupo de trabalho responsável pela elaboração do edital de concessão. O governador Ronaldo Caiado nos confiou a missão de liderar esse processo e apresentar ao Brasil o potencial do nosso Estado. Hoje concluímos a última etapa desse projeto e temos a certeza de que fizemos a escolha certa. Estamos entregando esse importante patrimônio nas mãos de uma empresa sólida, com experiência e capacidade de execução.
Para o vice-governador, a parceria com a iniciativa privada é essencial para que o Estado concentre esforços nas áreas prioritárias da istração pública. Não podemos perder tempo com aquilo que a iniciativa privada já domina com excelência. Nosso foco continuará sendo a segurança, a saúde, a educação e o social. Equipamentos como o Serra Dourada precisam de gestão técnica e especializada para atingir seu potencial máximo, e isso é feito muito bem pelo setor privado, afirmou Daniel.
Ele também destacou o simbolismo da data para o esporte e a cultura goiana: Este é um dia que marca o futuro. O Serra Dourada voltará a ser palco de grandes encontros, de alegria para as famílias e de orgulho para o nosso povo. Estamos construindo um novo capítulo para esse espaço que faz parte da nossa história, finalizou.
O vice-governador Daniel Vilela ao lado do governador Ronaldo Caiado concessão do Complexo Esportivo Serra Dourada à iniciativa privada. Evento marca o início de um novo ciclo para o estádio, que será transformado em espaço multiuso
Para o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, a requalificação vai muito além das obras físicas. O estado que já é primeiro lugar em diversas áreas agora também a a contar com um grande polo de lazer e entretenimento, capaz de receber eventos de porte nacional e internacional. E os investimentos vão muito além do mínimo previsto. Hoje estamos vendo o início da construção de um novo capítulo para esse espaço tão emblemático.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também reforçou o simbolismo do momento. É muito gratificante vermos, neste momento, o Estádio Serra Dourada — que acabou ficando de fora da rota da Copa do Mundo e poderia ter ado por uma transformação naquela época — finalmente receber esse novo olhar, essa nova transformação. E mais do que simplesmente revitalizar um estádio de futebol, estamos falando de transformar o local em um grande complexo de lazer e entretenimento.
O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciaram o aumento de 100% nas bolsas nacionais do programa Pró-Atleta, bem como a criação de uma bolsa internacional de apoio contínuo aos atletas de alto rendimento no valor de R$ 2 mil mensais. O projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com reajuste previsto para 2026. As pessoas já estão recebendo o dinheiro. Não deixou de ser depositado. Estão recebendo o cartão hoje, pela aprovação do orçamento, destacou Caiado durante a solenidade realizada, nesta quarta-feira (9/4), em Goiânia, para entrega de 600 cartões do programa.
Para o governador, o olhar diferenciado para o esporte, ao lado da educação, é fator determinante para construir um futuro melhor para os jovens goianos. Vamos cuidar desses dois lados para que o jovem seja um vencedor, que esteja preparado para enfrentar as adversidades. É essa geração que eu quero construir no estado de Goiás, defendeu. O Estado que é o primeiro lugar na educação vai ser o primeiro lugar nas competições, subindo ao pódio e levantando a bandeira de Goiás, acrescentou.
Gracinha Caiado reforçou que o estado atuou em mais uma ação estratégica do Goiás Social que visa cobrir a lacuna que havia em relação aos atletas goianos que competem fora do país. O governador Ronaldo Caiado pediu e nós vamos criar o Bolsa Atleta Internacional. Goiás será o primeiro Estado do Brasil a ter esse projeto. E vamos reajustar todas as bolsas, ressaltou a primeira-dama.
Neste ano, foram beneficiados esportistas de 60 municípios em 55 modalidades, com os valores referentes a janeiro, fevereiro e março já creditados nos cartões. Vocês precisam entender que é assim que esse governo trabalha. Com transparência, com respeito pela coisa pública e respeito pelas pessoas. Não concedemos nenhum benefício que depois não conseguimos honrar o pagamento, afirmou Gracinha Caiado.
O programa é composto por três categorias: Estudantil (250 bolsas de R$ 250), Estadual (300 bolsas de R$ 500) e Nacional (50 bolsas de R$ 750). A seleção leva em consideração o desempenho dos atletas nos rankings oficiais das federações esportivas. Desde sua criação, a atual gestão é a única a garantir o pagamento das 12 parcelas anuais, oferecendo estabilidade financeira e permitindo que os esportistas foquem exclusivamente em sua preparação.
Em 2025, o Estado investirá R$ 3 milhões no programa. Desde 2019, já foram destinados R$ 14,2 milhões, e a previsão é que, até o final de 2025, o montante atinja R$ 17,2 milhões. O cartão não é apenas um benefício. Ele simboliza que nossos esforços estão sendo reconhecidos. Cada treino, vitória ou derrota tem valor. Não vamos decepcioná-los, disse o atleta Davi Almeida Tolentino, campeão sul-americano de karatê.
Além do auxílio financeiro, o programa também valoriza o paradesporto, com 15% das bolsas de 2025 destinadas a atletas paralímpicos. Nomes como Ádria Jesus, Nurya Almeida e Pâmela Pereira, jogadoras da seleção brasileira de vôlei sentado que representaram Goiás nas Paralimpíadas de Paris e ficaram em quarto lugar, são exemplos do alcance da iniciativa.
É uma vitória significativa. Temos um governo sério, transparente, que nos permite formar campeões. Já estamos planejando o ciclo olímpico e paralímpico para que os atletas goianos estejam entre os representantes do Brasil, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Rudson Rosa Guerra.
Apoio ao atleta
Os recursos da Bolsa Pró-Atleta podem ser utilizados para despesas com educação, alimentação, saúde, transporte, inscrições e materiais esportivos, garantindo melhores condições para que os atletas disputem competições oficiais em alto nível. Sem esse apoio, não haveria tantas premiações nem tantos atletas representando o Brasil e Goiás, pontuou José Ricardo Fernandes Vieira da Silva, de 12 anos, tetracampeão goiano e terceiro colocado no ranking nacional de BMX freestyle e BMX racing.
É fundamental o incentivo — não apenas o financeiro, mas o reconhecimento. Minha modalidade ainda é vista por muitos como secundária, ressaltou Tatiane Duque Martins, de 48 anos, que representou Goiás no Mundial de Karatê Interestilos em Malta, no ano ado.
]]>
O vice-governador Daniel Vilela reafirmou o compromisso do Governo de Goiás com o esporte ao participar, na última quarta-feira (9/4), da entrega de 600 cartões da Bolsa Pró-Atleta. Realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, o evento marca um novo ciclo de investimentos no alto rendimento esportivo: serão R$ 3 milhões aplicados apenas em 2025, totalizando R$ 17,2 milhões até o fim do ano e consolidando um trabalho iniciado em 2019, que já destinou R$ 14,2 milhões aos atletas goianos.
Durante a cerimônia, o vice-governador destacou a transformação promovida pelo governador Ronaldo Caiado na gestão pública. Ao adotar "transparência, eficiência, responsabilidade e retidão moral", segundo ele, o Estado se tornou referência nacional em áreas como educação, segurança pública e equilíbrio fiscal. "E agora estamos promovendo avanços significativos também no esporte", pontuou.
Daniel relembrou o cenário de abandono encontrado em 2019, quando "o Estádio Olímpico não funcionava, o Serra Dourada abrigava uma fábrica clandestina de uísque e não existia sequer uma Secretaria de Esportes". Hoje, o vice-governador aponta conquistas concretas, como a revitalização completa do Estádio Serra Dourada e as obras em andamento no Autódromo Ayrton Senna, que vai a sediar a MotoGP a partir de 2026, um dos maiores eventos do calendário esportivo internacional. "O meu sonho é fazer com que Goiás seja o estado do esporte: um lugar onde os atletas tenham oportunidades e infraestrutura, seja para o lazer ou para a competição", afirmou.
Outro destaque de Goiás é a Escola do Esporte, projeto que integra ensino integral com formação esportiva. Segundo Daniel, a proposta seguirá o modelo de sucesso das Escolas Militares e da Escola do Futuro. "Vamos acolher alunos com habilidades para o esporte e oferecer tudo o que for necessário ao seu desenvolvimento, incluindo fisioterapia, medicina esportiva e ensino de uma segunda língua", explicou.
Benefício
O programa Pró-Atleta garante apoio financeiro para atletas em três categorias – estudantil, estadual e nacional. Além disso, 15% das bolsas são destinadas ao paradesporto. Entre os beneficiados estão nomes que representaram Goiás em competições internacionais, como a seleção paralímpica de vôlei sentado e o campeão mundial de parajiu-jitsu, Lucas Tavares.
Para os atletas, o incentivo vai além do auxílio financeiro. "A Bolsa é um símbolo de que nosso esforço está sendo valorizado", disse o campeão sul-americano de karatê, Davi Almeida Tolentino. O jovem José Ricardo Fernandes, de 12 anos, terceiro no ranking nacional de BMX, também celebrou o apoio: "Sonho em me tornar campeão olímpico com apoio do Estado de Goiás". Representante do tênis de mesa paralímpico, Alenice Maria de Jesus, também reforça a importância do benefício: "A bolsa ajuda com alimentação, transporte e materiais. É uma iniciativa importante para praticar esporte e para quem treina todo dia para ficar em primeiro lugar".
A entrega dos cartões com os valores já creditados dos três primeiros meses do ano consolida a regularidade do programa, algo inédito desde sua criação em 2003. "Os atletas podem treinar sem precisar tirar do bolso para competir e representar Goiás com orgulho", completou o secretário de Esporte e Lazer, Hudson Guerra.
O futebol goiano foi celebrado na noite desta segunda-feira (31/3), em cerimônia no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, que reuniu atletas e profissionais do esporte eleitos os melhores do Goianão 2025. Liderada pelo governador Ronaldo Caiado, a festa contou ainda com a presença de dirigentes de clubes, empresários apoiadores da competição estadual, integrantes da imprensa especializada e demais autoridades.
O chefe do Executivo acompanhou o jogo decisivo entre Vila Nova e Anápolis, no último domingo (30/3), no Estádio Serra Dourada. Em desvantagem por dois gols na final, o Tigre conseguiu reverter a situação em casa, diante de quase 39 mil pessoas, e venceu por 3 a 0. A virada é um feito inédito em 82 edições do torneio. O título é o 16º do Vila no Goianão e encerrou uma espera de 20 anos desde a última conquista do clube, em 2005. "Foi algo extremamente marcante. O campo todo foi tomado pela garra e pela determinação dos dois lados", relembrou Caiado.
Além do público presente no Serra Dourada, os investimentos da atual gestão do Estado para a retomada da utilização da praça esportiva, a maior do futebol goiano e que completa 50 anos em 2025, também foram destacados na solenidade.
"Fiquei arrepiado de ver o Serra daquela forma. O show de luzes, o estádio lotado e em perfeitas condições, com toda segurança adequada. Quem frequenta desde a infância, sabe que não se via uma atmosfera daquela há muito tempo e, ali, pudemos ver isso", disse o vice-governador Daniel Vilela.
"Depois de sete anos, conseguimos trazer uma final do Campeonato Goiano para dentro do Serra Dourada, lotado, lindo e com espaço para receber as famílias dos dois clubes. Viemos, desde 2019, em uma luta árdua para recuperar a infraestrutura dali, que ficou abandonada. Reconstruímos 32 banheiros, cumprimos todas as normas técnicas do Corpo de Bombeiros para dar segurança total, temos um novo sistema de iluminação. A gente se sente realizado e o pensamento é sempre melhorar", projetou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra.
50 anos
Além da taça de campeão, o Vila Nova levará para sua sede um troféu que representa a réplica do Serra Dourada, uma homenagem aos 50 anos do estádio. A peça recebeu o nome de Leonino di Ramos Caiado, em alusão ao governador responsável pela construção e inauguração da arena esportiva, em março de 1975. Outra novidade da temporada foi o troféu de Campeão do Interior, entregue pela Federação Goiana de Futebol (FGF) ao Anápolis. Também houve premiação em dinheiro: o Tigre faturou R$ 400 mil, enquanto o Galo da Comarca recebeu R$ 200 mil.
Parcerias
Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Bruno Peixoto dividiu a história do maior palco do esporte goiano em dois momentos: a construção, com Leonino Caiado, e a modernização, na gestão de Ronaldo Caiado. "Será uma verdadeira arena para atender aos goianos", explicou o parlamentar. Peixoto também ressaltou o trabalho conjunto entre TV Brasil Central (TBC), emissora oficial da competição, e TV Alego, na transmissão das partidas do Estadual.
"Caiado pode correr o país e falar que comanda a emissora pública que mais cresceu nos últimos anos, tanto em conteúdo jornalístico, como em estrutura e audiência", falou o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior.
O presidente da FGF, Ronei de Freitas, garantiu a manutenção do Troféu do Interior e a continuidade da parceria com o Estado em 2026. Uma campanha em prol da recuperação de nascentes, juntamente com a Polícia Civil goiana (PCGO), foi lançada. O torneio goiano ostenta a alcunha de ser uma competição com emissão zero de carbono. "Inovamos também com o reconhecimento facial nos estádios e a implantação do árbitro assistente de vídeo (VAR) em todos os jogos. Tudo para dar tranquilidade dentro e fora de campo", salientou.
Os melhores
A seleção do Goianão 2025 foi dominada pelos finalistas Vila Nova e Anápolis. A única exceção foi o atacante do Atlético, William Pottker. O grande destaque da noite foi outro atacante, Igor Cássio, do Anápolis, que saiu com três troféus: um de melhor atacante; outro de artilheiro, com seis gols marcados no torneio; e o principal, o de craque do campeonato.
Confira a lista completa de premiados
Goleiro: Paulo Henrique (Anápolis)
Lateral-direito: Fábio (Anápolis)
Zagueiros: Tiago Pagnussat (Vila Nova) e Bernardo Schappo (Vila Nova)
Lateral-esquerdo: Willian Formiga (Vila Nova)
Meias: Samuel Michels (Anápolis), João Vieira (Vila Nova), Igor Henrique (Vila Nova) e Ariel (Anápolis)
Atacantes: William Pottker (Atlético) e Igor Cássio (Anápolis)
Melhor técnico: Ângelo Luiz (Anápolis)
Revelação: Kadu (Anápolis)
Artilheiro: Igor Cássio (Anápolis) - 6 gols
Craque do Goianão: Igor Cássio (Anápolis)
Melhor árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Melhor assistente: Bruno Pires
Após anunciar para o dia 15 de abril a do contrato entre o Governo do Estado e a Construcap - empresa que terá a concessão do estádio Serra Dourada pelos próximos 35 anos -, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, afirmou que o governo goiano garantirá toda a estrutura e segurança necessárias aos times de futebol que tenham interesse em disputar partidas no gramado do complexo esportivo.
As informações foram divulgadas pelo vice-governador em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (31/3), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde foi realizada a premiação dos Melhores do Goianão 2025, evento conduzido pelo governador Ronaldo Caiado. Nós vamos continuar ao lado do futebol goiano, ressaltou.
Daniel explicou que, após formalizada a concessão daquele equipamento público à Construcap – que prevê investimento mínimo obrigatório de R$ 215 milhões para transformá-lo em uma arena multiuso -, a empresa iniciará as obras após um intervalo de seis meses, período denominado de transição para que profissionais da construtora e do Governo de Goiás se debrucem sobre aspectos técnicos acerca do novo empreendimento.
O que vimos na noite do último domingo, quando o estádio abrigou a final do Goianão e recebeu quase 40 mil torcedores, foi algo memorável e não nos deixa dúvidas de que neste interstício de 180 dias o Serra Dourada tem todas as condições para receber os jogos da série B, destacou o vice-governador, em referência à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, onde estão os três maiores times do estado: Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense. Tudo depende agora da vontade dos clubes de levarem o mando de campo para o estádio.
Com a intenção de reforçar as condições ideais do complexo esportivo, principalmente para jogos com expectativa de grande público, Daniel ainda fez menção ao novo sistema de iluminação, revitalizado pelo Governo do Estado chamado padrão Fifa, e que contou com investimentos da ordem de R$ 13,6 milhões. Além disso, vale destacar, os 32 banheiros foram reconstruídos e os setores de arquibancadas e cadeiras, revitalizados, acrescentou.
Presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo viu o time sagrar-se campeão do Campeonato Goiano após 20 anos sem ganhar o título estadual no Serra Dourada. Ele corroborou as declarações do vice-governador: Com certeza foi um bom negócio termos escolhido disputar a final no estádio. Foi um show à parte, com a torcida se comportando como o 12º jogador em campo.
Reconhecimento
O Melhores do Goianão foi idealizado pela Federação Goiana de Futebol (FGF) em parceria com o Governo de Goiás para premiar os melhores jogadores da competição, além dos melhores técnico, árbitro e assistente, jogador revelação e craque do campeonato. Parabéns aos atletas e aos profissionais que deram show nos gramados. Um reconhecimento especial aos que tiveram seu nome em destaque nesta noite. Que continuemos firmes no propósito de, juntos, garantirmos lazer e esporte aos goianos, arrematou Daniel Vilela.
Palácio Maguito Vilela recebeu, nesta 4ª-feira (26/3), as taças que serão entregues aos finalistas, Vila Nova e Anápolis. Presidente Bruno Peixoto comemora a parceria entre o Legislativo e a FGF, que dá mais visibilidade ao futebol goiano.
A abertura da exposição dos troféus do Campeonato Goiano de Futebol 2025 aconteceu na manhã desta quarta-feira, 26/3, no saguão de entrada do Palácio Maguito Vilela. A sede da Assembleia Legislativa do Goiás (Alego) recebe a mostra, que exibe as taças que serão entregues aos vencedores da competição no próximo domingo, 30.
A exibição da taça antes da final já é tradição na Casa, sendo a terceira vez consecutiva. A exposição, que é resultado da parceria entre a Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Alego e a Federação Goiana de Futebol (FGF), ficará na Casa até sexta-feira, 28.
Durante o evento, estiveram presentes o presidente do Parlamento, deputado Bruno Peixoto (UB); o deputado Coronel Adailton (Solidariedade); o secretário Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia, Luís Alberto Bites; o secretário de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa, Juscelino Peixoto; o presidente da FGF, Ronei de Freitas; o diretor executivo da FGF, André Luís Pitta; o superintendente de Segurança Esportiva do Estado, Nilton Cesar; o representante do secretário de Estado de Esporte, Rudson Guerra; o presidente do Anápolis Futebol Clube, Marlon Caiado; o presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior; e o subprocurador-Geral da Alego, Iure Castro.
O presidente Bruno Peixoto destacou o trabalho dos parlamentares e a importância do esporte para o Estado. "A Assembleia Legislativa tem trabalhado intensamente em prol da sociedade. Nossa Casa funciona das 6 horas às 22 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, com sessões solenes e atividades. Estamos aqui para servir a população, que nos paga e confia em nosso trabalho", afirmou.
O legislador ressaltou a relevância da exposição na sede do Legislativo, lembrando que a Assembleia é a Casa do Povo Goiano, e não há lugar melhor para mostrar a taça do Campeonato Goiano. "Quero agradecer ao presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei de Freitas, e a todos os dirigentes e presidentes de clubes que estão contribuindo para essa grande final", disse.
Peixoto também mencionou a expectativa para a decisão do Campeonato Goiano, no próximo domingo, e brincou sobre a torcida dos presentes. "Sou goiano, cresci em Campinas e torço para o Atlético Goiano. Mas sei que o Anápolis vem forte, e o Vila Nova com força, mesmo com a desvantagem de 2 a 0 no placar. Vamos ver quem leva o título", comentou.
Coronel Adailton destacou a importância da iniciativa liderada pelo presidente da Assembleia, Bruno Peixoto, que promove uma aproximação entre a sociedade e o Parlamento estadual. "Independentemente de qual equipe chegar à final e conquistar o título, é fundamental reconhecermos e reverenciarmos um evento tão importante para Goiás. O presidente Bruno, de forma democrática e republicana, traz a população para dentro da Assembleia, que é a Casa do Povo", afirmou.
Segundo Adailton, a presença de esportistas, dirigentes e torcedores no ambiente político fortalece a conexão entre a sociedade e os deputados estaduais. "A iniciativa não apenas celebra o futebol goiano, mas também fortalece a atuação dos parlamentares junto à população", concluiu.
Comemoração
O presidente da FGF, Ronei Freitas, mencionou o grande valor da competição e a parceria de sucesso entre a entidade e a Assembleia. "Esperamos fechar com chave de ouro, com uma grande festa no Estádio Serra Dourada. A Alego, pela visibilidade que nos dá através da TV Brasil Central e da TV Assembleia, só fortalece o futebol goiano, mostrando a qualidade dos nossos atletas e o grande potencial que temos", afirmou.
Ronei lembrou o crescimento do futebol no Estado e a relevância da federação em nível nacional: "Hoje somos uma das melhores federações do Brasil, entre as 27 existentes, e isso é fruto de um trabalho sólido e de parcerias bem-sucedidas como esta".
O diretor executivo da FGF, André Luís Pitta, falou que neste ano o campeonato teve uma grande participação dos clubes do interior: "Isso mostra que o trabalho da diretoria está dando resultado. As outras equipes brigaram até o fim pelas classificações, e agora temos a grande final neste domingo. Apesar do 2 a 0 para o Anápolis no primeiro jogo, a torcida do Vila Nova ainda acredita na virada. O jogo será no Serra Dourada, com um público grande e, sem dúvida, será uma grande festa do futebol goiano".
O secretário Luís Alberto Bites parabenizou a todos pela organização impecável do campeonato. Ele compartilhou a emoção de estar diante dos troféus, destacando a beleza da taça do Goianão, uma verdadeira obra de arte que é uma réplica do icônico Estádio Serra Dourada. "É emocionante ver essas taças de perto", afirmou.
Bites também disse acreditar que o campeonato ainda segue em aberto, mantendo a expectativa e a emoção para a final.
Casa do Povo
O subprocurador-geral da Alego, Iure Castro, destacou a relevância do evento para o esporte local e a contribuição do Poder Legislativo para o fortalecimento do futebol em Goiás. Ele entregou de forma simbólica uma blusa do Vila Nova para o presidente Bruno Peixoto.
Iure ressaltou que, sob a liderança de Peixoto, o Legislativo tem se mostrado comprometido com o crescimento do esporte goiano: "Estou muito feliz de ver a taça do Goianão sendo recebida com tanto entusiasmo. O futebol goiano está crescendo a cada dia e acredito que o nosso Estado tem tudo para brilhar ainda mais nos próximos anos. O Parlamento estará sempre ao lado do esporte, com as portas abertas para contribuir com sua evolução".
O secretário Juscelino Peixoto comemorou a terceira edição do evento na Alego. "É uma honra para nós, da Alego, organizá-lo. A parceria com a Federação Goiana de Futebol tem sido fundamental para fortalecer o esporte em Goiás. Hoje, a Casa do Povo está lotada, todos tirando fotos, celebrando o futebol goiano. É um momento de entretenimento para todos e, ao mesmo tempo, uma forma de valorizar a nossa cultura e o esporte", afirmou.
Dando continuidade aos preparativos do Governo de Goiás para o retorno do Mundial de Motovelocidade ao Brasil, o governador Ronaldo Caiado abriu, nesta segunda-feira (17/3), o evento de demonstração do MotoGP no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Idealizado para mostrar aos espectadores o que os aguarda em 2026, quando o Grande Prêmio de MotoGP será realizado em solo goiano, no dia 29 de março do ano que vem, o evento reuniu cinco pilotos nacionais e internacionais para demonstrar a força da disputa mais importante do motociclismo mundial.
Caiado destacou a importância do evento para Goiás e o impacto econômico positivo que ele trará ao estado. Esse é um evento que coloca Goiás no mapa mundial do esporte. Nós trabalhamos muito para recuperar o estado e ter condições de promover algo dessa magnitude. Há mais de 30 anos, Goiás não recebia um evento dessa proporção e, no Brasil, há mais de 20 anos. Agora, garantimos essa competição aqui pelos próximos cinco anos, destacou.
O governador comentou ainda sobre a reforma do Autódromo Internacional de Goiânia, que está recebendo investimento para melhorias na pista e na infraestrutura. Estamos reformulando toda a pista. Os prédios foram quase todos demolidos e refeitos dentro de um novo projeto exigido pela organizadora do evento. O impacto para o turismo e a hotelaria trará um enorme retorno financeiro para o estado, destacou.
Após 22 anos, o Circuito Mundial de Motovelocidade volta ao Brasil. Após de contrato com a empresa Dorna, que detém os direitos da categoria, Goiânia foi confirmada como a sede das etapas brasileiras do retorno do MotoGP ao país pelos próximos cinco anos. A cidade sediou a competição entre os anos de 1987 e 1989. O CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, celebrou o retorno da competição ao Brasil. Voltar ao Brasil tem sido um desejo do MotoGP desde a nossa última vez no Rio de Janeiro, mas isso não tinha sido possível até agora. Graças ao esforço do estado de Goiás e da cidade de Goiânia, esse retorno está se tornando realidade, afirmou Ezpeleta.
Retorno Financeiro
Caiado ressaltou ainda a importância da competição para a economia goiana. Esse evento vai movimentar a economia do estado como um todo. Desde a rede hoteleira até o comércio, Goiás vai sentir o impacto positivo da presença de milhares de turistas e entusiastas do motociclismo, destacou. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), a realização do evento em Goiás deve movimentar mais de R$ 868 milhões na economia estadual, com a criação de, pelo menos, quatro mil empregos. Além disso, toda a cadeia de negócios em torno da corrida, como hotelaria, transporte, comércio de produtos alimentícios, atividades de publicidade, televisão e cinematografia, deve ser aquecida.
Segundo o secretário geral de governo, Adriano da Rocha Lima, o Mundial de Motovelocidade deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados. Desde 1989, quando tivemos aqui a última corrida, muita coisa mudou. Agora, totalmente remodelado, o MotoGP apresenta sua nova identidade visual, com uma nova marca e um novo logotipo. É um esporte que atrai milhares de pessoas em todo o mundo, e o Brasil, especialmente o estado de Goiás, terá o orgulho de sediar essa corrida, disse.
Além disso, a arrecadação tributária do Estado está estimada em R$ 130 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS). O MotoGP deve movimentar, ainda, o turismo em outros municípios goianos. Segundo projeção do IMB, cerca de 67 mil pessoas irão precisar de hospedagem, devendo ocupar toda a rede hoteleira da capital e de outras cidades, como Aparecida de Goiânia, Trindade, Anápolis e Caldas Novas. Com isso, é esperado um aumento no número de visitantes nos destinos turísticos de Goiás na véspera e após a corrida.
Demonstração
Durante o evento, pilotos das categorias MotoGP, Moto2 e MotoE demonstraram suas habilidades nas pistas do Autódromo de Goiânia. O público presente, cerca de 8 mil apaixonados pela motovelocidade, pôde acompanhar manobras em alta velocidade ao longo do circuito goiano, incluindo a reta principal. Alguns espectadores tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos pilotos, além de participarem de sessões de fotos. Os ingressos gratuitos para o evento foram fornecidos por meio de inscrição na internet e cada inscrito recebeu duas entradas.
O piloto brasileiro Diogo Moreira, que corre pela Italtrans Racing Team na Moto2, destacou a qualidade da pista goiana. É incrível ver um autódromo brasileiro se preparando para um evento dessa magnitude. A pista de Goiânia tem um traçado excelente e, com as reformas, vai estar no padrão internacional do MotoGP, afirmou. Já o piloto Erick Granado, da LCR E-Team, comentou sobre a expectativa de competir novamente no país. Para nós, pilotos brasileiros, é uma oportunidade única. Estamos ansiosos para sentir a emoção de correr diante da nossa torcida, disse.
Maior campeonato de motovelocidade do mundo, a MotoGP voltará ao Brasil após um hiato de 22 anos com uma etapa em Goiânia, em março do ano que vem. Estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) indica que a realização do evento vai movimentar a economia goiana em mais de R$ 868 milhões. Há expectativa de geração de pelo menos quatro mil empregos, além do aquecimento de toda a cadeia de negócios em torno da corrida, o chamado trade turístico.
O levantamento sobre o impacto financeiro considera os preparativos para a etapa da MotoGP e também faz projeções para a semana da corrida. O evento deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados. Entre os setores mais impactados, estão: transporte; hotelaria; comércio de produtos alimentícios e bebidas; atividades de publicidade, televisão e cinematografia.
O estudo do IMB prevê que cada pessoa atraída pelo evento terá um gasto médio de R$ 3.180. O cálculo considera itens como ingresso para a corrida, hospedagem, alimentação e lazer. Já a arrecadação tributária do Estado está estimada em R$ 130 milhões (ICMS e ISS).
Poucos lugares no mundo recebem um evento desse porte. Então, a MotoGP coloca Goiânia num patamar de protagonismo. Isso fortalece nosso turismo, celebrou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. Por isso, foi montado um comitê que discute o preparo da cidade para receber a corrida, bem como estratégias de divulgação das potencialidades goianas. Um evento puxa o outro, e a tendência de atrair outros é muito grande. Nossa capital é linda, acolhedora e estará pronta, assegurou.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), da Fecomércio Goiás, Ricardo Rodrigues, apontou que, para ter sucesso, o setor deve atender a três pilares: hospitalidade, segurança e infraestrutura. Para ele, os goianos são acolhedores por natureza, o Estado oferece boa segurança pública e está em construção uma estratégia para atender as demandas indiretas do evento. O turismo vive um momento muito pujante, onde a iniciativa privada se aproximou da pública para discutir todas as questões, e isso evita erros. Estamos de mãos dadas, e quem ganha é a população, comentou.
A MotoGP vai movimentar não só o turismo na capital goiana, como de municípios próximos. Nesse sentido, segundo projeção do IMB, cerca de 67 mil pessoas precisarão de hospedagem. Os turistas devem ocupar toda a capacidade hoteleira de Goiânia e também se acomodar em cidades como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Caldas Novas e outras. É esperado, ainda, um aumento de visitantes nos destinos turísticos de Goiás, dias antes e após a corrida.
Até 2030
A parceria que estabelece Goiânia como a sede das etapas brasileiras da MotoGP tem vigência de cinco anos – de 2026 a 2030. Para nós é um momento de muito orgulho porque Goiás vai assistir algo que apenas alguns países do mundo têm chance. Este será o evento mais organizado e faremos algo que ficará na história, projetou o governador Ronaldo Caiado, na ocasião da do contrato com a empresa espanhola Dorna Sports e a Brasil Motorsport, em dezembro de 2024.
Para tanto, o Autódromo Internacional Ayrton Senna a por uma ampla reforma que custará cerca de R$ 50 milhões. As intervenções visam atender a alguns critérios do evento internacional, além de aperfeiçoar a estrutura para melhor receber o público e os pilotos com suas equipes.
Esse será o maior evento de toda a história do Estado. Durante cinco anos, Goiás será o centro da principal categoria da motovelocidade mundial. A qualidade do nosso autódromo foi um fator fundamental para conseguirmos trazer essa etapa para cá e, claro, iremos trabalhar para deixar tudo em perfeitas condições para receber os mais de 150 mil adeptos que virão à Goiânia, projetou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou que a MotoGP certamente vai atrair o maior público que o Autódromo de Goiânia já viu. O povo goiano é apaixonado pelo esporte a motor, vemos isso semanalmente nas competições regionais e nacionais que recebemos aqui. Além disso, serão dezenas de milhares de turistas. Estaremos preparados para recebê-los, garantiu.
Evento reúne pilotos internacionais
Um ano antes da MotoGP, Goiânia vai viver o clima da velocidade sobre duas rodas no Autódromo Internacional Ayrton Senna já nesta segunda-feira (17/3), às 11h. Cinco pilotos internacionais das categorias MotoGP, Moto2 e MotoE demonstrarão a força da disputa mais importante do motociclismo mundial. Além de ver os pilotos em ação fazendo manobras no circuito, o público poderá fazer perguntas aos atletas e também uma sessão de fotos. Os ingressos gratuitos para o evento serão disponibililzados pelo site https://moto.gpbrasil.com.br/oretorno .
]]>
O prefeito de Goiânia Sandro Mabel participou, nesta segunda-feira (10/3), da comemoração pelos 50 anos do Estádio Serra Dourada. O evento reuniu autoridades, como o ex-governador e idealizador do estádio, Leonino Caiado, o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela, deputados e ex-jogadores, em um momento de celebração para o futebol goiano.
É uma alegria muito grande estar aqui presente. Goiânia está muito feliz com essa parceria que está sendo feita no estado, declarou Mabel, ao pontuar que a capital terá um upgrade com as melhorias no espaço dedicado ao esporte e à cultura. Ao ressaltar a importância do local para a cidade, Mabel assegurou que a prefeitura seguirá apoiando projetos de revitalização do Estádio Serra Dourada.
O prefeito também fez uma brincadeira sobre sua paixão pelo futebol ao cumprimentar os jogadores que participaram de partida comemorativa. Se precisarem de um centroavante, é comigo. Agora eu já não consigo jogar muito, tenho 66 anos, mas em 10, 15 minutos marco três, quatro gols, disse o prefeito.
Em sua fala, o vice-governador Daniel Vilela lembrou que teve a alegria de assistir a inúmeras partidas ao lado de seu pai, Maguito Vilela, e do prefeito de Goiânia. "Sandro, você esqueceu de dizer que vínhamos para o estádio juntos", relembrou. Segundo Daniel, o projeto de reforma e revitalização é o maior presente para o Serra Dourada.
O Estádio Serra Dourada foi fundado em 9 de março de 1975. O espaço é um dos maiores símbolos esportivos de Goiás e já recebeu inúmeros clássicos, além de sediar partidas da seleção brasileira e eventos históricos, como a visita do Papa João Paulo II e grandes shows internacionais.
Investimentos
Desde 2019, o Governo de Goiás realizou mais de R$ 17 milhões para manutenção e melhoria da praça esportiva. Os investimentos foram revertidos na revitalização de arquibancadas e cadeiras, reconstruções de banheiros e demais regularizações de normas de segurança. Ainda foi instalado um novo sistema de iluminação, que atende às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para realização de partidas internacionais, além da pintura de toda a estrutura e ampliação da capacidade de torcedores para 38 mil lugares.
Pelos próximos 35 anos, a Construpac vai gerir o complexo do Serra Dourada - que contempla a área externa do estádio, o Ginásio Goiânia Arena e o Parque da Criança. A empresa foi a concessionária vencedora do leilão, realizado em fevereiro deste ano. Após o pagamento da outorga fixa de R$ 10 milhões e do contrato, a empresa deverá realizar um investimento obrigatório mínimo de R$ 215 milhões para reforma e modernização da praça esportiva.
O projeto de modernização do Estádio Serra Dourada, que será transformado em um espaço multiuso capaz de devolver-lhe o protagonismo no cenário esportivo e até mesmo torná-lo referência internacional como sede de grandes eventos é o maior e melhor presente que este equipamento público poderia receber do Governo Estadual por meio século de existência. O apontamento foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela nesta segunda-feira (10/3), na solenidade de comemoração de 50 anos do estádio, inaugurado em 9 de março de 1975 pelo então governador Leonino Caiado.
Em breve nós retornaremos aqui para entregar à população de Goiás um complexo esportivo arrojado, com uma arena moderna, que irá acolher bem os goianos e que vai potencializar o desenvolvimento desta região, de Goiânia e do Estado. Não há melhor presente do que esse, afirmou o vice-governador às margens do campo de futebol, onde também foi lançado um livro de fotos sobre o estádio – editado pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) - e onde foi apresentado o troféu – uma réplica do Serra Dourada - que será entregue ao vencedor do Campeonato Goiano deste ano.
Daniel Vilela coordenou o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo Governo de Goiás que atuou no processo que resultou na concessão do complexo esportivo por 35 anos. Um leilão foi realizado no dia 4 de fevereiro último e foi vencido pela Construcap, que terá que investir R$ 215 milhões na reforma e modernização de todo o Distrito Esportivo e de Entretenimento Complexo Dourada, que também conta com o Goiânia Arena e áreas aos arredores do estádio.
Tenho uma relação histórica com este local. Comecei a frequentá-lo desde criança, com meu pai, e tive a sorte de jogar neste gramado como atleta profissional, relembrou Daniel. O governador Ronaldo Caiado, que sabe da importância deste estádio para os goianos, nos deu a oportunidade de estar à frente daquele Grupo de Trabalho. Estou muito entusiasmado e convicto de que este gigante do futebol, após revitalizado, vai levar o nome do nosso Estado para o mundo inteiro.
Nostalgia
O evento de comemoração dos 50 anos do Serra Dourada também teve clima de saudosismo para o vice-governador, que encontrou ex-treinadores, jogadores da época em que atuava profissionalmente e outros ícones do futebol goiano, como narradores esportivos. Entre eles, Alex Dias, que teve destaque no Goiás e, posteriormente, no Paris Saint-Germain (França); Sebastião Macalé, zagueiro na década de 60 e que agora trabalha como advogado; e Paulo Gonçalves, hoje com 88 anos e ex-técnico de vários times de Goiás e da Seleção Brasileira Feminina.
Daniel ainda rendeu homenagens àquele que chamou de arquiteto intelectual do estádio, o ex-governador Leonino Caiado, de 91 anos, que idealizou o complexo esportivo; e o engenheiro responsável pela construção, Lamartine Reginaldo. Ambos compareceram às comemorações na noite desta segunda-feira. Meu reconhecimento e meus parabéns aos dois por esta obra magistral e extraordinária. Os senhores foram visionários, destacou. O vice-governador encerrou sua participação na solenidade disputando um jogo com ex-atletas.
O governador Ronaldo Caiado celebrou, na noite desta segunda-feira (10/3), o aniversário de 50 anos do Estádio Serra Dourada, o maior palco do futebol goiano. Durante festa realizada na arena esportiva, Caiado ressaltou a importância histórica do estádio, que proporcionou momentos inesquecíveis para o esporte goiano e nacional.
"É um palco que marcou a história do futebol. Comemoramos, hoje, a recuperação deste estádio. Estamos transformando-o em um ambiente onde as pessoas terão o esporte, mas também o lazer, com os grandes shows. Será um Serra Dourada que vai dar a dimensão que Goiás precisa ter no cenário brasileiro", disse o chefe do Executivo goiano. Ainda segundo Caiado, com a reconstrução da praça esportiva, será colocada em pauta sua inclusão na agenda local e internacional de eventos.
Construído em 1975, na gestão do então governador Leonino Di Ramos Caiado, o Estádio Serra Dourada colocou o estado de Goiás em posição de destaque no cenário esportivo nacional, com uma construção moderna e robusta, símbolo da grandeza do estado. Em 50 anos, o gramado mais famoso de Goiás recebeu jogos memoráveis de times goianos em diversas competições locais, nacionais e internacionais. Além disso, foi uma das sedes da Copa América de 1989 e recebeu diversos jogos da seleção brasileira em sua trajetória.
O vice-governador Daniel Vilela é responsável por chefiar o projeto de reforma do estádio e comentou sobre o trabalho realizado nos últimos dois anos. "Tive a oportunidade de liderar, sob a determinação do governador Ronaldo Caiado, essa iniciativa que é o grande presente de 50 anos do Serra Dourada. A revitalização fará com que ele volte a ser a maior referência do futebol goiano e uma das principais do Brasil, como já foi durante muito tempo", destacou. O estádio também foi palco de importantes eventos e shows, que reuniram multidões, com apresentações de bandas internacionais, como Guns NRoses e Paul McCartney, e a visita do Papa João Paulo II.
Comemoração
A festa do cinquentenário do Serra Dourada foi marcada pelo lançamento de um fotolivro sobre a história da construção do estádio. Elaborado pelo Governo de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), a publicação traz detalhes do projeto comandado pelo engenheiro Lamartine Reginaldo, que colaborou para a produção do material. "Fui designado para gerenciar os projetos e a construção do Serra Dourada pelo então governador Leonino Caiado e procurei fazê-lo da melhor maneira possível. Mas nada seria possível sem ele, que, sim, foi o grande mestre da obra", relembrou Lamartine.
Como forma de comemoração, foi apresentado o Troféu Leonino Caiado, que será entregue ao time campeão do Campeonato Goiano de 2025. A peça foi confeccionada pela Federação Goiana de Futebol, com design inspirado na arquitetura do estádio. Ao final do evento, ex-jogadores que marcaram o futebol goiano reuniram-se em um jogo festivo, que contou com a participação de atletas como Alex Dias, Cacá e Leonardo Valença. Além disso, os ex-jogadores Macalé, Alexandre Neto, Tuíra, Sorriso, e o técnico Paulo Gonçalves, que estiveram presentes no jogo de inauguração do estádio, em 1975, foram homenageados.
"Aqui, grandes atletas pisaram. Pelé, Rivelino, Maradona e mais jogadores do futebol goiano e nacional. Costumo dizer que minha geração foi a que deu elementos para que um estádio tão majestoso como o Serra pudesse ser construído. Por 10 anos, foi o melhor estádio do país, com o melhor gramado", falou em nome dos homenageados o ex-defensor Macalé, que marcou época no Goiás nos anos 1970 e 1980.
Investimentos
Desde 2019, o Governo de Goiás tem realizado investimentos para manutenção e melhoria da praça esportiva. Com o emprego de mais de R$ 17 milhões, já foram revitalizadas arquibancadas e cadeiras, reconstruídos banheiros e regularizadas normas de segurança. Ainda, foi instalado um novo sistema de iluminação, que atende às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para realização de partidas internacionais, além da pintura de toda a estrutura e ampliação da capacidade de torcedores para 38 mil lugares. "Quando o governo é sério, as coisas acontecem", salientou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Rosa Guerra.
Em fevereiro deste ano, o Complexo do Serra Dourada ou à concessão da iniciativa privada. Pelos próximos 35 anos, a Construpac, concessionária vencedora do leilão, será a gestora do espaço, que contempla ainda a área externa do estádio, o Ginásio Goiânia Arena, além do Parque da Criança. Após o pagamento da outorga fixa de R$ 10 milhões e do contrato, a empresa deverá realizar um investimento obrigatório mínimo de R$ 215 milhões para reforma e modernização da praça esportiva.
O Circuito das Mulheres Aparecida 2025 tomou conta das ruas na manhã do último domingo (9/3) com muita energia e emoção. O evento, que reuniu milhares de mulheres para celebrar a força e o protagonismo feminino, foi promovido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com o apoio do Governo de Goiás, e com investimento 100% de empresas que tem responsabilidade social com a defesa das mulheres - Aparecida Shopping, Rennova, Cinq Desenvolvimento Imobiliário, Sicoob UniCentro, Morena Rosa, Avodah Optical, Unimed Goiânia, Hospital de Olhos de Aparecida, Aciag Mulher, Associação Médica de Goiás (AMG), Científica Hospitalar e Só Bandeiras.
A concentração começou às 7h no estacionamento do Aparecida Shopping, e a largada aconteceu pouco depois, às 7h30.
O prefeito Leandro Vilela participou ativamente do evento e correu os 5 km do percurso ao lado da primeira-dama Lana Bezerra, do vice-governador Daniel Vilela, do ex-prefeito Gustavo Mendanha, da secretária de Assistência Social Mayara Mendanha e das 800 mulheres inscritas.
A primeira-dama Lana Bezerra, que coordenou o evento ao lado da secretária da Mulher, Carolina Araújo, destacou a importância desse apoio. "Graças aos patrocinadores, conseguimos promover um evento marcante para as mulheres de Aparecida, unindo esporte, saúde e solidariedade, além de arrecadar alimentos para quem mais precisa."
Leandro Vilela reforçou que essa iniciativa veio para ficar. "Este é o primeiro de muitos que faremos. Além de incentivar a saúde e o esporte, o evento reforça o compromisso da nossa gestão com políticas públicas que garantam mais dignidade, respeito e oportunidades para as mulheres. Em Aparecida, as mulheres serão cuidadas e respeitadas. Não toleraremos qualquer tipo de violência."
A secretária da Mulher, Carolina Araújo, reforçou o compromisso da gestão Vilela com políticas voltadas para o público feminino. "Queremos as mulheres ocupando as ruas com segurança e valorização. O Circuito das Mulheres é um símbolo desse novo momento em Aparecida."
A corrida e a caminhada tiveram largada às 7h30, com um trajeto de 5 km, ando por pontos importantes da cidade, como Praça Matriz, Avenida Furnas, Parque Lafaiete Campos, Cidade istrativa Maguito Vilela, Aciag, Parque da Família e Aparecida Shopping.
As 800 primeiras inscritas receberam um kit completo, contendo viseira, mochila, garrafinha, camiseta e número de identificação, além de protetor solar e pré-treino. Como gesto de solidariedade, cada participante doou 5 quilos de alimento não perecível, que serão distribuídos nas próximas semanas para famílias em situação de vulnerabilidade.
A atleta amadora Iriane Ferreira, moradora do Parque Hayala, foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com um tempo de 19 minutos. "Estou muito contente em participar desse evento na minha cidade, especialmente por ser uma homenagem ao Dia da Mulher. Correr é muito gratificante," disse ela.
Além da corrida, o evento ofereceu serviços gratuitos de saúde para as mulheres. A Secretaria Municipal de Saúde realizou exames de mamografia e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. O Ônibus Lilás do Governo de Goiás esteve presente, disponibilizando e psicológico e assistência social para mulheres vítimas de violência.
Para incentivar o bem-estar, a programação contou ainda com aulas de zumba e um DJ ao vivo, tornando a manhã ainda mais especial.
Ao final do evento, Lana Bezerra celebrou o impacto positivo da ação. "Foram mais de 5 toneladas de alimentos arrecadadas para instituições e famílias carentes de Aparecida. Este evento não foi apenas sobre esporte, mas também sobre bem-estar, solidariedade e fortalecimento das mulheres."
Mês da Mulher: Aparecida tem programação especial
O Circuito das Mulheres abriu oficialmente as comemorações do Mês da Mulher, mas a programação segue intensa em Aparecida.
Nesta segunda-feira (10), a Câmara Municipal realizará uma homenagem às mulheres da cidade. Nos dias 12 e 13 de março, o evento "Entre Elas", em parceria com a Procuradoria da Mulher e a vereadora Camila Rosa, promoverá debates e atividades voltadas ao fortalecimento feminino.
No dia 17 de março, a prefeitura levará para as escolas uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, conscientizando jovens sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero. Já entre os dias 21 e 23 de março, Aparecida recebe o Programa Goiás Social, com diversos serviços e atendimentos voltados para as mulheres.
Uma das maiores conquistas do mês é a ampliação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) para funcionamento 24 horas. Atualmente, em casos de violência, muitas mulheres precisam recorrer à delegacia de flagrantes. Agora, com a DEAM operando dia e noite, o acolhimento será muito mais rápido e especializado.
A secretária Carolina Araújo celebrou essa conquista e destacou o esforço conjunto para viabilizar a ampliação do atendimento. "Graças à parceria com o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o prefeito Leandro Vilela, conseguimos viabilizar a DEAM 24h. Isso representa um grande avanço na proteção das mulheres em Aparecida."
]]>Neste domingo (2/3), a adrenalina tomou conta da Corrida de Gaiola Cross. Os motores roncaram forte, e os pilotos deram um show de habilidade e velocidade, proporcionando um espetáculo inesquecível para o público.
Realizado próximo ao Fórum, o evento reuniu amantes do automobilismo e trouxe ainda mais energia para o Carnaval da Cidade 2025.
O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar agradeceu o apoio do grupo Jaraguá Off-Road, do deputado estadual Lineu Olímpio, da Câmara Municipal de Vereadores, do Governo de Goiás, das Secretarias Estadual da Retomada, do SESC, da SECULT, da CDL, da ACIJ, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
O Governo de Goiás promove, no dia 17 de março, um evento de demonstração que vai reunir pilotos nacionais e internacionais da Moto GP na pista do Autódromo de Goiânia. O evento ocorre um ano antes do MotoGP Grande Prêmio do Brasil 2026 e será realizado um dia depois do Grande Prêmio da Argentina. A categoria trará para o circuito cinco pilotos nacionais e internacionais das categorias MotoGP, Moto2 e MotoE, que demonstrarão a força da disputa mais importante do motociclismo mundial.
Os ingressos gratuitos para o evento MotoGP de volta a Goiânia serão fornecidos por meio de inscrição no site https://moto.gpbrasil.com.br/oretorno a partir das 11h desta quinta-feira (27/2). Cada inscrito receberá um código por e-mail no dia 11 de março, com link para o resgate de dois ingressos. As entradas são limitadas e sujeitas à disponibilidade.
O evento contará com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, do diretor esportivo da Dorna Sports, Carlos Ezpeleta, e representantes da Brasil Motorsport, empresa promotora da MotoGP no Brasil.
Além de ver os pilotos em ação fazendo manobras em trecho do circuito, incluindo a reta principal, pessoas do público serão sorteadas para fazer perguntas aos pilotos e também para uma sessão de fotos.
Goiânia está confirmada como sede da volta da MotoGP ao Brasil desde o final do ano ado. O contrato com a empresa Dorna, que detém os direitos da categoria, é de cinco anos, renovável após esse período. A última vez que o mundial contou com uma prova no Brasil foi em 2004, no extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Goiânia recebeu a MotoGP entre 1987 e 1989.
Quem for ao autódromo Ayrton Senna, no dia 17, verá o estilo e desempenho dos pilotos da MotoGP Miguel Oliveira (Portugal - Prima Pramac Yamaha), Luca Marini (Itália -Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Itália - Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e ainda os brasileiros Diogo Moreira (Brasil - Italtrans Racing Team), da Moto2, e Eric Granado (Brasil - LCR E-Team), também da Moto2 e MotoE.
O Mundial de MotoGP 2025 começará no dia 2 de março, na Tailândia, e a segunda etapa será no circuito Termas do Rio Hondo, na Argentina, no dia 16 de março. A ESPN é responsável pela transmissão exclusiva das provas para o Brasil.
Serviço
Assunto: MotoGP de volta a Goiânia
Quando: 17/3 (segunda-feira), às 11h
Onde: Autódromo Ayrton Senna, Goiânia (GO)
Ingressos (limitados): https://moto.gpbrasil.com.br/oretorno
O governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado e o vice-governador Daniel Vilela recepcionaram, na última segunda-feira (27/1), o time goiano de futebol do Vão do Moleque, de Cavalcante, que conquistou o título da primeira Copa Nacional Quilombola, realizada em dezembro de 2024, no Rio de Janeiro. Durante almoço de confraternização, no Palácio das Esmeraldas, Caiado ressaltou a importância do título para o Estado e destacou os investimentos do Governo de Goiás em esportes.
"Eu quero estimular a prática de esportes em cada um dos jovens, mas vamos continuar acreditando também na profissionalização de vocês, que hoje são líderes, não só em Cavalcante, mas em toda a região do Nordeste goiano. Contem com o Governo de Goiás para terem condições de fazer bonito nesse Brasil afora. Essa taça que vocês trouxeram é muito importante e significativa, é fruto do esforço, suor, competência e garra de cada um", afirmou o governador.
Lançada pelo Goiás Social em 2022, a Copa Quilombola teve início em Goiás como uma iniciativa pioneira do governo estadual para promover não apenas o esporte, mas também a valorização histórica e cultural das comunidades quilombolas. Dois anos depois, o modelo foi replicado pelo governo federal, reforçando o protagonismo goiano na criação de projetos que destacam e fortalecem a identidade quilombola no Brasil.
Em discurso, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, destacou que os atletas merecem o melhor tratamento e valorização. "Vocês, atletas da Copa Nacional Quilombola, foram vitoriosos três vezes. Eu lembro que, quando Ronaldo ganhou o governo em 2019, a primeira cidade que fui visitar foi Cavalcante e, desde então, já se vão mais de seis anos trabalhando juntos", defendeu.
O vice-governador Daniel Vilela enfatizou o orgulho que o Governo de Goiás sente do município de Cavalcante. "Precisamos noticiar para o Brasil inteiro que somos os campeões nacionais da Copa Quilombola. Temos muito orgulho da comunidade Quilombola e do nosso Nordeste Goiano, que é uma região que merece toda nossa dedicação e prestígio", ressaltou.
Essa vitória é mais do que um troféu, é a prova de que o esporte pode transformar vidas, resgatar histórias e revelar talentos. Temos um orgulho imenso de Cavalcante e de toda a região Kalunga. Eles merecem reconhecimento e as melhores oportunidades, destacou Daniel durante a recepção aos atletas
O time do Vão do Moleque representou o Quilombo Kalunga e ganhou a competição após derrotar o Quilombo Graúnas, do Espírito Santo, pelo placar de 2 a 1. Já a equipe de Baco-Pari, de Posse, representou Goiás na modalidade feminina do torneio nacional e chegou até a fase semifinal, quando foi derrotada pela equipe campeã, o Quilombo São Pedro, do Amazonas.
O artilheiro da Copa Nacional Quilombola, Jalisson Moreira Torres, afirmou que está feliz por ter ganhado a Copa Quilombola pela primeira vez. "Para a gente, representa muito porque nenhum time da nossa região já tinha chegado onde a gente chegou. O investimento do governo no esporte tem ajudado os jovens, tirando da rua e das drogas", destacou.
As equipes goianas se classificaram para a etapa nacional após vencerem a Copa Quilombola de Goiás 2024, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A pasta fornece apoio logístico e de materiais esportivos para que as equipes possam participar da competição. "Vocês se tornaram os campeões brasileiros quilombolas. Os primeiros que marcam um governo sério, honesto e transparente, e mostram ao seu povo que, a partir de agora, vocês têm futuro no esporte", celebrou o titular da Seel, Rudson Guerra.
Copa Quilombola Goiás
A terceira edição da Copa Quilombola realizada em solo goiano reuniu cerca de 1,5 mil pessoas e 57 times no último ano. As equipes receberam da Seel e do Goiás Social kits esportivos contendo bolas, uniformes, cronômetros, apitos, entre outros materiais necessários para a realização da competição. Os atletas e comissões técnicas contaram ainda com o transporte das delegações de suas comunidades até as cidades onde os jogos eram realizados, além de estrutura de alojamento e refeitório para alimentação.
Com três edições já realizadas, a Copa Quilombola de Goiás recebe recursos do Fundo Protege e tem como objetivo a valorização da cultura e da história dos povos mais tradicionais do estado, promovendo assim sua inclusão.
Na tarde deste domingo (27/01), o deputado estadual Jamil Calife (PP) esteve presente, no Estádio Luiz Benedito, em Ouvidor para prestigiar a partida entre CRAC e ABECAT, válida pela rodada do Campeonato Goiano. Durante o evento, Jamil conversou com integrantes e diretores dos dois clubes, além de se reunir com o ex-prefeito de Catalão, Adib Elias Júnior, e o atual prefeito de Ouvidor, Cebinha Machado Nascimento, o vice Nelci Cândido Ribeiro, o Procurador Juridico Dr. Clellisson Fonseca, o secretario de istração João Batista de Almeida Filho. O deputado chegou acompanhado de autoridades locais, como o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, o ex-prefeito de Cumari, João Rios, o ex-prefeito de Urutaí, Ezinho Bento Lemos do Prado, e Euller Guimarães e Silva, liderança da cidade de Campo Alegre.
Na visita, Jamil percorreu as cabines da imprensa, concedendo entrevistas, e também cumprimentou o público presente nas arquibancadas do estádio. As torcidas de CRAC e ABECAT o receberam com grande carinho, e o deputado foi presenteado com camisas dos times e das suas respectivas torcidas organizadas. Além disso, foi homenageado com gritos de guerra personalizados, como a frase: "O nosso deputado é o Jamil", que ecoou nas arquibancadas, refletindo o apoio e a proximidade com a comunidade.
Na oportunidade, Jamil destacou a importância do evento para a região e fez um apelo pela união em busca do progresso local. "Independente do resultado em campo, hoje todos nós - catalanos, ouvidorenses e toda nossa região Sudeste - já somos vitoriosos com esse jogo. Ele não apenas fomenta o esporte, mas também fortalece nossa região", afirmou o parlamentar.
O parlamentar também enfatizou a importância de eventos como esse para o crescimento regional. "Olha que alegria estarmos aqui em Ouvidor, participando desse clássico. O que vivemos aqui é a materialização do que sempre dizemos: é trazer o holofote para o nosso Goiás. Nossa região, a mais próxima do desenvolvimento do estado de São Paulo, deve ser cada vez mais valorizada. Temos que trabalhar pelo progresso da nossa gente e proporcionar alegria para as famílias goianas", declarou Jamil, reforçando a ideia de que, mesmo nos desafios do esporte, o mais importante é o fortalecimento das amizades e o progresso das famílias.
A empresa vencedora será aquela que apresentar o maior lance financeiro e, como concessionária, terá o direito de explorar economicamente todo o espaço, onde contempla o Estádio Serra Dourada, Ginásio Valério Luiz de Oliveira (Goiânia Arena), Parque da Criança e estacionamentos, rebatizados como Distrito de Esporte e Entretenimento do Complexo do Estádio Serra Dourada. Em contrapartida, a concessionária será obrigada a realizar investimentos mínimos de R$ 215 milhões, e investimentos opcionais de R$ 47 milhões, destinados à modernização e revitalização do estádio e de seus arredores.
O leilão público, no qual os envelopes com os lances serão abertos, está marcado para o dia 4 de fevereiro, as 14 horas, também na sede da Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A sessão contará com a presença do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, que lidera o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela reestruturação do complexo esportivo.
As demais regras para participação na concorrência estão especificadas no edital *publicado no site da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (https://goias.gov.br/esporte/concorrencia-presencial-01-2024/)
]]>O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, prestigiou neste domingo (12/01) a abertura da 1ª Copa Comunitária Observatório de Futebol, disputada no Centro Olímpico de Aparecida. Ao lado da primeira-dama, Lana Bezerra, e do vice-prefeito, João Campos, Vilela conferiu a apresentação dos atletas que irão formar as categorias de base do Planalto Esporte Clube, o mais novo time de futebol da cidade.
Entre as autoridades e convidados presentes estavam também o ex-prefeito Gustavo Mendanha; a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno; o vereador Rogério Almeida; e a ex-jogadora de futebol feminino Michael Jackson. A ex-atleta ou pela Seleção Brasileira e por clubes do país, e hoje é diretora de Promoção do Futebol Feminino do Ministério dos Esportes.
"Além dessa ação social, que contribui com essas crianças, jovens e adolescentes na iniciativa esportiva, nós queremos também, em breve, retomar as atividades esportivas aqui no Centro Olímpico e estimular ainda mais os jovens e crianças aparecidenses para que eles venham para as nossas escolinhas, principalmente, com o Planalto Esporte Clube, que estará aí, daqui a pouco, por toda a cidade de Aparecida. O esporte muda a vida das pessoas e das famílias, gera oportunidades, ensina valores fundamentais e molda cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade", comentou o prefeito Vilela.
Breno Cardoso, CEO do Planalto, explicou que "esse é o objetivo do Planalto Esporte Clube, fazer com que o futebol volte à sua essência. Por isso, os times receberam o nome de atributos do futebol, como: ousadia, ginga e alegria".
A secretária Mayara Mendanha parabenizou a Central Única das Favelas (Cufa), organizadora do evento, pela iniciativa da Copa Comunitária. O torneio desempenha um papel também social, com arrecadação de alimentos que serão doados à Assistência Social de Aparecida.
"Eu sou iradora do trabalho da Cufa, principalmente, pelo trabalho social que ela faz tanto no esporte quanto no acompanhamento familiar, de fortalecer os vínculos das famílias. E esses alimentos arrecadados virão num momento muito oportuno, em que o nosso município atravessa uma grave crise financeira, causada por dívidas deixadas pela gestão anterior que agora am de R$ 420 milhões, afetando também a assistência a famílias da nossa cidade em situação de vulnerabilidade social", lembrou Mayara.
Após a abertura oficial, os treinadores e observadores definiram as equipes, e a bola rolou nas sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. Os jogos ocorrerão durante toda esta semana, inclusive, com a presença do futebol feminino. As finais serão realizadas no sábado (18). Quem chegar à decisão, terá mais tempo para mostrar o seu potencial aos avaliadore
Unidade do Governo de Goiás, istrada pela Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira a por um processo de manutenção e revitalização do gramado para receber partidas do Campeonato Goiano de Profissionais da 1ª Divisão. As equipes do Goiânia e do Vila Nova já anunciaram que mandarão seus jogos na praça esportiva estadual. A partida de abertura do torneio, entre Vila Nova e Aparecidense, será realizada no Olímpico, no dia 15 de janeiro, às 19h30.
A revitalização do gramado é realizada tradicionalmente no fim do ano para garantir a qualidade do campo durante toda a temporada seguinte. Em 2024, o estádio foi utilizado em partidas profissionais pelo Goiânia, durante todo o Campeonato Goiano; além do Vila Nova, pela Copa Verde; e pelo Guanabara City, na 3° Divisão do Campeonato Goiano. Além disso, o Olímpico recebeu diversos jogos das categorias de base de Goiás, Atlético e Vila Nova, em competições como Campeonato Goiano, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
O Estádio Olímpico também recebe treinos e competições de outras modalidades esportivas, como os trabalhos de atletismo e paratletismo realizados em projetos do Governo de Goiás e jogos de futebol americano.
Utilização diária
Titular da Seel, Rudson Guerra lembra que o Olímpico é um estádio que tem vida durante todos os dias da semana, oferecendo aulas gratuitas de iniciação esportiva e paradesportiva. Além disso, desde 2019, tiramos nossos atletas de atletismo que treinavam nas ruas e abrimos as portas do Olímpico para eles. O Goianos, time que representa nosso Estado no futebol americano, também manda seus jogos lá. É um estádio que atende a todos, pontua o secretário.
Mesmo sendo um estádio relativamente novo, já que foi reinaugurado em 2016, a primeira gestão do governador Ronaldo Caiado encontrou problemas estruturais graves na praça esportiva em 2019. Os problemas foram corrigidos no início da gestão, assim como irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Goiás, entre elas, propaganda eleitoral irregular no uso das cores do estádio. Hoje podemos garantir que o Olímpico está em ótimas condições, oferecendo segurança e conforto para quem o frequenta, acrescenta Guerra.
De 2019 para cá, o Estádio Olímpico ganhou notoriedade, recebendo competições internacionais de futebol, como a Copa do Mundo Sub-17, a Copa Sul-Americana e a Copa América. Desfilaram pelo gramado do Olímpico estrelas como Vinícius Júnior, eleito recentemente o melhor do mundo pela Fifa, e o craque argentino Lionel Messi.
Complexo esportivo
O Estádio Olímpico faz parte do Centro de Excelência do Esporte, que conta ainda com outros três equipamentos esportivos: o Ginásio Rio Vermelho, o Parque Aquático e o Laboratório. Em 2025, este último espaço voltará à gestão da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer após seis anos de utilização pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).
No Parque Aquático, as duas piscinas semiolímpicas foram recuperadas pela atual gestão e recebem centenas de alunos de natação e hidroginástica. A piscina olímpica, que foi interditada em 2015 por falta de manutenção, será reformada em 2025. O processo licitatório foi concluído, já assinamos o contrato e as obras devem começar em janeiro, explica o secretário Rudson Guerra.
Neste último sábado, dia 28/12, o fisioterapeuta e vereador eleito Lucas Miranda Guimarães (MDB) acompanhado do empresário da LD Sports, Luciano Sabiazinho realizaram a doação de um jogo de camisa para o time de Anhanguera feito pela LD Sports a Secretaria Municipal de Esportes. Essa importante ação tornou-se possível graças a busca de parcerias para a pratica esportiva, em diversas modalidades.
O ato foi entregue com a presença de Lucas Guimarães e do empresário Luciano Sabiazinho no Estádio Bananão com a participação do vice-prefeito reeleito Flávio Pereira, o secretário de esportes Lourival da Silva – Barrerito e o atleta do município Alexandro Leleco. Agora, os beneficiários poderão participar de atividades esportivas com mais conforto e motivação, graças a essa significativa contribuição.
O vereador Lucas Miranda destacou a relevância do investimento no esporte como meio de promover a inclusão social e o desenvolvimento de talentos locais. Ele enfatizou que a prática esportiva não apenas beneficia a saúde, mas também fortalece os laços com a população, estimulando o espírito de equipe e o crescimento individual. Acredito firmemente que investir no esporte é investir no futuro de nosso município. Estamos proporcionando oportunidades para que nossos jovens talentos se destaquem e contribuam para um ambiente mais saudável e coeso em nossa região. O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social, e continuarei trabalhando incansavelmente para apoiar iniciativas como esta, declarou o fisioterapeuta e futuro parlamentar que tomara posse no próximo dia 1° de janeiro de 2025.
A entrega do jogo de camisa não apenas demonstra o comprometimento da viabilização de parceria para com a população, mas também ilustra como parcerias entre o setor público e a sociedade podem gerar impactos positivos e inspiradores em nossa cidade.
]]>
Na manhã do último domingo, 1º/12, a comunidade Mumbuca recebeu o 7° Desafio Longão, promovido com apoio da Prefeitura de Três Ranchos, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e a de Esporte e Lazer. O percurso de 18 km teve concentração no Setor Portal do Sol, em Catalão. A corrida foi beneficente também arrecadou brinquedos para a realização da 7ª edição do Projeto Natal Feliz, e tudo que foi arrecadado será doado às crianças no próximo dia 20 de dezembro.
Os participantes que se inscreveram fizeram um percurso de 18 km de corrida em estradas rurais mistas, entre terra e asfalto, alguns de bicicleta e outros de caminhando ou correndo. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram e mais de 300 brinquedos foram arrecadados.
É o 7º Longão que o Rogério organiza, saindo do Castelo e finalizando na Comunidade Mumbuca, um encontro com muita emoção e superação nesses 18 quilômetros, tem alguns que vem com mais facilidade, outros com mais dificuldade, mas todos se superando, comentou Agnaldo de Oliveira Miguel, Secretário Municipal de Fazenda e Turismo de Três Ranchos.
Agnaldo aproveitou a oportunidade para convidar para a 2ª Corrida do Lago Azul, no próximo dia 8 de dezembro. É uma corrida limitada a 200 corredores, uma corrida importante e bastante movimentada, ainda temos algumas vagas, então venham participar, convidou.
Também participaram no ponto final de encontro a Secretária Municipal de Educação de Três Ranchos, Andrea Carrijo, o Presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos, e o prefeito de Três Ranchos, Dr. Hugo Deleon.
O prefeito Dr. Hugo Deleon parabenizou a organização, na pessoa do Rogério, e disse estar à disposição para apoiar e fortalecer o desafio Longão em outras edições. Parabéns Rogério, Presidente da Câmara José Carlos, contem sempre com nosso apoio, parceria e participação, independente de Prefeitura ou não, estaremos juntos apoiando, uma causa que é exemplo para todos nós, completou o prefeito.
O participante da modalidade Mountain Bike (MTB), Igor de Jesus, destacou a importância do evento para a sociedade e para o grupo que organiza. Um evento que todo ano sempre reúne os amigos, promove a prática atividade física e incentiva outras pessoas, e agora fazendo essa boa ação de arrecadar brinquedos para o natal das crianças carentes, indico para todos que ainda não participaram, que possam participar no ano que vem, disse o ciclista.
O organizador do 7º Longão, Rogério Pereira da Luz, agradeceu o prefeito Hugo Deleon, o vice e futuro prefeito Haroldinho Calaça Coelho pela parceria e a todos que acordam às 06h para prestigiar. Agradeço a todos os envolvidos que deixam o domingo, acordam as 06h para prestigiar e nos ajudar, é gratificante chegar no sétimo ano com essa magnitude, muitas pessoas vieram para corrida, caminhada e para o eio ciclístico, agradeceu o organizador Rogério.
]]>
O papel de Goiás como referência nacional na inclusão social pelo esporte foi destacado pelo governador Ronaldo Caiado, na manhã deste sábado (30/11), durante a 3ª edição da Copa Construindo Campeões, no Goiânia Arena. A competição reúne, neste fim de semana em Goiânia e Aparecida de Goiânia, cerca de 5 mil alunos de 64 municípios goianos, participantes do projeto de artes marciais desenvolvido pelo Governo de Goiás. Com apoio logístico e estrutural integral do Estado, a disputa reafirma o compromisso da gestão com o desenvolvimento social e esportivo dos goianos, fortalecendo laços comunitários e revelando novos talentos.
"Isto é o que sempre dizemos: colocar o dinheiro no lugar certo. Se hoje somos o primeiro lugar na educação, somos também o primeiro lugar na inclusão social de crianças e jovens no esporte brasileiro. O karatê e outras modalidades de artes marciais são desenvolvidas aqui, transformando nosso Estado em um celeiro de bons atletas", declarou Caiado.
Criado em 2019, o programa Construindo Campeões oferece aulas de artes marciais para todas as faixas etárias, atendendo atualmente quase 13 mil alunos em mais de 100 municípios do estado. Caiado celebrou o impacto transformador do projeto.
"É muito orgulho para todos nós. Outros estados, assim como Goiás, precisam mais do que nunca se dedicar a apoiar nossos jovens para formar uma nova geração neste país", frisou o governador. "Vivemos tempos difíceis, com o aumento da criminalidade e das drogas, mas aqui em Goiás prevalece a ordem, a lei, a disciplina e a coragem de dizer que o crime não tem vez. Essa regra firme garante que nossas crianças possam crescer em paz e, no futuro, serem homens e mulheres capazes de representar o Estado de Goiás", assegurou.
O secretário de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou a transformação promovida no esporte goiano sob a gestão de Ronaldo Caiado. Observou que em 2018 e anos anteriores, o Estado sequer investia em esporte, e os municípios tinham que sobreviver isoladamente para formar seus atletas. "De 2019 para cá, uma revolução aconteceu com um governo sério, honesto e transparente, que fez cada goiano se sentir mais feliz e honrado em morar nesse estado", afirmou o secretário.
Oportunidades
Entre os competidores, Davi Almeida Tolentino Barbosa Serqueira, de 13 anos, estudante do 8º ano e competidor de Karatê Shotokan, celebra as conquistas alcançadas no esporte graças ao projeto Construindo Campões. O atleta, que participa do projeto desde 2019, tem títulos de campeão brasileiro, sul-americano e mundial, além de ser o primeiro no ranking da modalidade Interestilos. "Eu vejo a importância desse projeto, que cria oportunidades que antes pareciam impossíveis e prometemos que iremos orgulhar mais ainda o nosso estado de Goiás. Levarmos essa bandeira para vários países, para vários estados", afirmou o jovem atleta.
Na edição de 2024, a Copa Construindo Campeões ampliou as modalidades em disputa, com competições de karatê, judô, taekwondo, jiu-jitsu, boxe, kickboxing e kung-fu. "Hoje, realizamos a terceira edição dessa Copa, batendo todos os recordes que o país possui", afirmou Guerra. Ele agradeceu às famílias pela confiança no governo e ressaltou que não há custos para os participantes. "Não se cobra um centavo da criança, do jovem, do adulto que pratica".
Os jogos começaram nesta sexta-feira (29), no Ginásio Goiânia Arena, com as competições de karatê. No sábado (30), o evento se estende ao Centro de Excelência do Esporte, com lutas de kickboxing e kung-fu, e ao Ginásio do Jardim América, onde ocorreram as disputas de boxe. No domingo (1/12), os confrontos de jiu-jitsu movimentam o Ginásio Rio Vermelho, enquanto o taekwondo encerra a programação no Centro Esportivo de Aparecida de Goiânia.