{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Serra Dourada News", "alternateName": "Portal Serra Dourada News", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_f40a2d6d79526ac12f499254d18330f1.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/sdnewscatalao/", "https://twitter.com/sdnewscatalao" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
 Campanha Saneago Abril 2025
Campanha CM Nova Aurora 728 x 90 3
Campanha Secom Influenza 2025 1 Maio 2025

Brasília-DF: União Brasil e PP acertam federação e lançam Caiado pré-candidato à presidência

Bloco terá a maior bancada da Câmara dos Deputados e estrutura robusta para impulsionar pré-campanha do governador de Goiás

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Filemon Pereira e Fotos: União Brasil em 24/04/2025 às 19:24:07
Nos bastidores do lançamento de livro do deputado Marcos Pereira, em Brasília, federação entre União Brasil e Progressistas foi anunciada com pré-candidatura de Caiado à presidência

Nos bastidores do lançamento de livro do deputado Marcos Pereira, em Brasília, federação entre União Brasil e Progressistas foi anunciada com pré-candidatura de Caiado à presidência

Os partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP) selaram, na noite desta quarta-feira (24/4), em Brasília, um acordo político que oficializa a criação de uma federação partidária com vistas às eleições de 2026. O novo bloco, que deve ser nomeado "União Progressista", terá como principal aposta eleitoral a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), à presidência da República. O anúncio oficial está marcado para a próxima terça-feira (29/4), na capital federal.

A articulação foi finalizada em reunião entre Caiado, o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB). Após o encontro, os líderes participaram do lançamento do livro do deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira, em evento no Espaço Alvorada, que acabou se tornando um momento simbólico para a celebração da aliança entre as duas legendas.


Com a formalização da federação, o bloco se tornará a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e a terceira maior no Senado, com 13 parlamentares. Juntas, as legendas am a deter aproximadamente 20% do Fundo Partidário, o que pode garantir a Caiado uma estrutura robusta para viabilizar a campanha nacional.


Até as convenções, em julho de 2026, o governador Ronaldo Caiado deve intensificar as agendas como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Neste final de semana, Caiado participa de eventos ligados ao agronegócio em Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP). No próximo mês, o governador deve retomar visitas aos estados do Norte e Nordeste.

Encontro festivo

O lançamento do livro de Marcos Pereira, "A Inconstitucionalidade de Leis Brasileiras: Entre Causas e Efeitos", serviu como cenário para o anúncio da federação entre União Brasil e Progressistas. O evento reuniu parlamentares, ministros, juristas e lideranças políticas de todo o país. Aos jornalistas, Caiado destacou a trajetória política de Pereira e exaltou o valor institucional do momento.

"Estamos em um momento de um gesto suprapartidário pelo reconhecimento da trajetória do Marcos Pereira, com o conhecimento que ele tem, com a formação jurídica também", afirmou o governador, ao salientar que momentos como esse reforçam a importância do diálogo democrático e do fortalecimento das instituições, além de ressaltar a convivência institucional e o respeito mútuo entre os poderes e partidos que priorizam o interesse público.

Marcos Pereira, por sua vez, fez uma defesa do equilíbrio entre os poderes e da necessidade de maior responsabilidade no processo legislativo brasileiro. "A gente reclama tanto da judicialização da política e da politização do Judiciário, então é preciso uma reflexão sobre isso", observou. Segundo ele, "oito em cada dez ações constitucionais são procedentes no mérito do Supremo, e uma parcela significativa, praticamente um terço delas, são propostas por partidos políticos".



Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Secom Influenza 2 728 x 90

Comentários

Universitarias Club Universitarias Club