{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Serra Dourada News", "alternateName": "Portal Serra Dourada News", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_f40a2d6d79526ac12f499254d18330f1.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/sdnewscatalao/", "https://twitter.com/sdnewscatalao" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
Cozinheiras realizam o tradicional Tombo da Polenta durante o lançamento do 19º Festival Italiano de Nova Veneza (Foto: Isabella Mendes)
Um momento nostálgico, que nasceu nas cozinhas italianas e traduz o simbolismo da culinária para o italiano. Estamos falando do Tombo da Polenta, o ato de derramar uma grande quantidade de polenta cozida em uma forma para que seja feito o corte. O que é parte de um processo na preparação de um prato, para os italianos, é um momento de reunião, cantoria, danças, alegria. Afinal, para este povo, a comida não é apenas uma necessidade, mas uma forma de celebrar a vida, a família e as tradições.
Pela primeira vez, o 19º Festival Italiano de Nova Veneza apresentou esta tradição durante o jantar de lançamento do evento para imprensa e convidados, no dia 21 de maio. Em parceria com a Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (Acinove), esse momento tão marcante para as famílias italianas no ado foi reproduzido.
Cerca de 40 integrantes da Acinove, todos descendentes de italianos, e um exército de polenteiras da Cantina da Nonna se uniram para preparar este resgate. "A polenta não pode deixar de ser mexida e o ponto certo é a cremosidade. Assim que termina o cozimento, ela é despejada num recipiente, foi servida em seguida, em meio a muita música, alegria e animação. É a nossa pamonhada", brincou Marlene Stival, uma das participantes do tombo da polenta.
E ela, a polenta, será servida em vários pratos da Cantina da Nonna, o restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza, cuja 19ª edição começa no dia 5 de junho, seguindo até o dia 8. Neste ano, inclusive, a organização aumentou 25% a quantidade de fubá de milho para atender a demanda pelo prato, especialmente a polenta frita, considerada um dos mais procurados na festa italiana.
Durante o lançamento, a coordenadora do festival, Maria do Carmo Basílio anunciou novidades que prometem surpreender os visitantes da 19ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Pela primeira vez, o cardápio da Cantina da Nonna terá uma sobremesa oficial: o Tiramisù, clássico italiano à base de café e mascarpone. Outro grande destaque é o novo molho para as massas, feito à base de cogumelos frescos e filé mignon. "Buscamos a cada ano oferecer novidades e estamos investindo no conforto dos nossos visitantes", disse a coordenadora.
A expectativa é receber cerca de 130 mil visitantes nos quatro dias, um aumento de 10% de público em relação ao ano ado. De shows emocionantes a saborosos pratos, o evento promete ser uma celebração inesquecível da cultura, da música e da gastronomia.
Só na Cantina da Nonna, serão 31 opções no cardápio, mas haverá ainda cerca de 90 estandes de culinária, artesanato, bebidas e doces.
Melhorias foram agregadas ao evento, como a implantação do cardápio digital, totens e o aumento das mesas e cadeiras. Já a prefeitura da cidade, reformou os banheiros da praça e anunciou o estacionamento gratuito durante o evento. Para fechar com chave de ouro as novidades do 19º Festival Italiano de Nova Veneza, uma ótima notícia para os visitantes: mesmo com os incrementos no cardápio e a alta de preços dos alimentos, os preços serão os mesmos de 2024.
"O festival ampliará sua seleção de pratos sem aumentar os valores, garantindo uma experiência gastronômica ível e repleta de sabores autênticos, levando em consideração o momento econômico que afeta a todos", salientou Maria do Carmo Basílio.
O prefeito da cidade, Valdemar Costa, destacou, ainda, a relevante movimentação que ocorre na economia de Nova Veneza "É nosso 14º salário. Movimenta todos os setores e coloca Nova Veneza no mapa do turismo regional", celebra.
Fonte: Com Informações da Comunicação Sem Fronteiras