{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Serra Dourada News", "alternateName": "Portal Serra Dourada News", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_f40a2d6d79526ac12f499254d18330f1.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/sdnewscatalao/", "https://twitter.com/sdnewscatalao" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ordenou nesta quinta (20) a criação de um calendário cultural na cidade que dê visibilidade e fortaleça o trabalho dos artesãos locais. E o primeiro evento já tem data marcada. Será em março, uma exposição de artesanato na Cidade istrativa Maguito Vilela.
Ao visitar dois artesãos da cidade na manhã desta quinta, junto com a primeira-dama, Lana Bezerra, o prefeito explicou que o estímulo ao artesanato fomenta a economia criativa, que gera emprego e renda e favorece a reciclagem de materiais como madeira, ferro e peças automotivas.
Ao lado dos secretários Marlúcio Pereira (Cultura), Carolina Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Vilela e Lana sugeriram ainda que a istração municipal divulgue o trabalho dos artesãos apoiando a categoria em exposições em locais de grande público. Entre eles estão shoppings centers, feiras especiais e estandes em eventos nacionais de casa e decoração.
"Nós temos artesãos de um talento fantástico, que, muitas vezes, são mais conhecidos fora do estado do que na nossa própria cidade. Eles precisam ser valorizados e estimulados, e, para isso, vamos reuni-los e criar um corpo, um grupo unido e coeso do artesanato aparecidense", afirmou o prefeito Vilela.
Para dar o exemplo, Vilela e Lana adquiriram produtos dos artesãos Valmir Neves e Elismar Santos, ambos do setor Porto das Pedras. Valmir é ceramista e produz peças à base de argila e Elismar cria luminárias reaproveitando madeira de construção, sobras de ferro e componentes de peças automotivas.
Elismar se disse aliviado com a atitude de Vilela. "A verdade é que a nossa categoria foi esquecida", lamentou o artesão, que ficou em 1º lugar na premiação Natal do Bem 2024, promovida pelo Governo de Goiás, através da Secretaria da Retomada, para estimular o artesanato goiano. "E é por isso que estamos aqui", tranquilizou Vilela.
Prestigiando a categoria, o secretário Marlúcio Pereira convidou os dois artesãos para expor na Virada Cultural de Aparecida, que ocorrerá neste sábado (22), a partir das 8h, na Praça CEU das Artes do setor Vera Cruz II. "Nossos artistas têm potencial para fazer o artesanato de Aparecida ser conhecido no Brasil e no mundo."
Apoio do governador Ronaldo Caiado
A criação do calendário cultural de fomento ao artesanato aparecidense ocorre com a chancela do Governo de Goiás. Isto porque o prefeito Vilela conseguiu apoio integral da Secretaria da Retomada, sob autorização do governador Ronaldo Caiado, para estimular esses empreendedores. Vilela, que já recebeu em Aparecida o secretário da Retomada, César Moura, prestigiou o governo estadual no último dia 04, no lançamento do programa Goiás Feito à Mão, que tem a mesma finalidade.