{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsMediaOrganization", "name": "Portal Serra Dourada News", "alternateName": "Portal Serra Dourada News", "url": "/", "logo": "/imagens/120x100/layout/logo_f40a2d6d79526ac12f499254d18330f1.png", "sameAs": [ "https://www.facebook.com/sdnewscatalao/", "https://twitter.com/sdnewscatalao" ] }(function () { var vuplerBAR = document.createElement('script'); vuplerBARSource = window.location.hostname; vuplerBAR.async = true; vuplerBAR.type = 'text/javascript'; var useSSL = 'https:' == document.location.protocol; vuplerBAR.src = 'https://press.hotfix.com.br/_plataforma/api/js/bar.js?source='+vuplerBARSource + '&m='+(new Date()).getMonth()+"&h="+new Date()).getHours(); vuplerBAR.id = "VuplerPortalBAR"; vuplerBAR.data = "tvnews|"; var node = document.getElementsByTagName('head')[0]; node.appendChild(vuplerBAR, node); })();
O Sistema Faeg/Senar/Ifag realiza a Expedição Safra Goiás, com apoio do Sebrae Goiás, Seapa, Agrodefesa, Emater, Embrapa, Sicoob Secovicred, Nissan/Saga, Bayer e Agrotrends. Serão quatro equipes que percorrerão cinco regiões goianas, em dez rotas, ando aproximadamente por 80 cidades, totalizando mais de 5.800 Km.
A Expedição sairá no dia 15/01, às 08h, da sede do Sistema Faeg/Senar/Ifag. Às 07h30 haverá uma coletiva de imprensa destacando os detalhes do trabalho que será realizado durante a semana nas regiões: Centro-Leste, Sul-Sudoeste, Oeste-Sudoeste, Norte-Vale do Araguaia e Norte-Nordeste.
Os últimos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de dezembro de 2023, apontam uma área de 4,6 milhões hectares de soja plantada em Goiás, estimando uma safra para 23/24 de 17 milhões de toneladas. Número 3,9% menor do que as 17,7 milhões de toneladas da safra 22/23. Atualmente a colheita já se iniciou em alguns municípios como Rio Verde e Montividiu. A expedição vai checar pessoalmente a realidade.
"Diante dos impactos climáticos, principalmente no início do plantio, organizamos essa expedição para saber o quanto a safra de soja foi afetada e as regiões mais impactadas, especialmente pelas condições climáticas adversas. Para isso, as equipes técnicas irão nas lavouras indicadas pelos Sindicatos Rurais e coletarão amostras. Isso será feito até o dia 19/01, quando encerraremos o percurso na cidade de Posse. Depois, assim que sair o resultado das análises, teremos um evento para apresentar as conclusões. Goiás tem seu desenvolvimento baseado no agro e buscar conhecer de forma mais precisa os números finais da safra é fundamental para todos que de alguma forma dependem do agronegócio goiano, explicou o presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner.
De Goiânia, a Expedição Safra Goiás conclui o primeiro dia em Catalão, com evento às 19h00 no Sindicato Rural no Parque de Exposições Waldivino José Duarte.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Renato Ribeiro na oportunidade será feita uma apresentação do trabalho com abordagem climática e de mercado para produtores rurais e a imprensa.
A Faeg salienta que de Catalão, o vento segue com a mesma programação no dia 16/01 em Rio Verde, 17/01 em Jussara, 18/01 em Porangatu e 19/01 em Posse.